Previsão do Tempo para São Paulo

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

* Teoria do Canal Alpha

     Provavelmente você conhece os canais comuns R G B que quer dizer:  Red (vermelho) greem (verde) Blue (azul).
     Então podemos dizer  que qualquer imagem possui 3 canais.
     Esses canais mudão a informação se clicados separadamente.
     Faça um teste, e abra seu photoshop usando uma imagem qualquer e compare....

  Na paleta camadas clique me channels isso exibirá os canais.
  Vá alterando as exibições e veja os resultados.
  As combinações das 3 camadas (RGB) é a imagem que teremos na paleta da camadas; ou seja: é  o que vemos na imagem original.
  O Alpha Cannel, geralmente é usado para se ter informação sobre transparencia.
  È isso que o Second Life faz, lê o alpha channel da imagem em targa para identificar as áreas que serão transparente.
 

         Vamos Entender na Prática.


1 - Abra uma figura qualquer em seu photoshop e com a ferramenta "varinha magica" (wand) e selecione toda a área que deverá ficar transparente.
  Tenha certeza que toda as áreas que devem ficar transparente estejam selecionadas, e nada mais.

2- Feito isso vamos inverter a seleção de modo que a parte fosca fique selecionada. Você poderá usar o atalho ctrol+shift ou no menu slelecionar = inverso.

3 - Na paleta camadas clique em channels (canal) e no botão "salve seleção como canal" . Isso criará um novo canal chamado de "Alpha 1"
  Tudo que está preto ficará 100% transparente. Tudo que está em branco ficará 100% opaco.

4- Salve a imagem em "Targa"  32bits.

    Na próxima postagem faremos uma camiseta transparente...


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

* Dicas importante para quem bebe mesmo que socialmente...

    Você vai ao bar e bebe uma cerveja.
    Bebe a segunda cerveja, a terceira e assim por diante.
    O teu estômago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"
    Teu estômago e teu cérebro não distinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas q "é líquido".
    Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!"
     E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puder, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e
enche rápido.
    Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue.
    O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estômago manda outra mensagem pro CÉREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o
    CEREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"
    O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o álcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você
continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim".
    Chega uma hora q você tá com o teor alcoólico tão alto q teu CEREBRO desliga você. Essa é a hora q você desmaia... dorme... capota... resumindo: essa é a hora q o teu C.... não tem dono!
    Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá a fim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele".
    Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".
    O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CEREBRO é constituído de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.
    Então, sei q na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d'água, porque na medida q você mija, já repõe a água.

    Sabia que…… tomar agua na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de agua depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de agua 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de agua antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de agua antes de ir dormir evita ataques do coração.


Por favor, passe esta mensagem para as pessoas que estima...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

* Display Name - Versão 2.3

      
      Faça o download do viewer- 2.3 da nova versão pois tudo mudou no Second Life. Veja mais detades em second life wiki2.3
       Lançamento para nova face do Second Life, entre outras, são os Mesh Imports que será o novo formato dos scuptys.
       As diferenças e os beneficios que nos trará é que como por exemplo um shape terá flexibilidade total. Os mesh são todos os objetos desde cabelos, corpos, sapatos, roupas, utencilhos, moveis, casas, com o minimo de Lag, e o que é melhor com aspecto mais real sem aquela sensação de dureza  que os objetos atualmente nos dão.

     Desde o dia 13 de outrubro está disponivel o visualizador SL 2.0 em grid de test para desenvolvedores dos testes. Hoje já tem atualisação para o 2.4 em grid de test.
     Assim como custa 10 lidens para fazermos o upload de textura para o Second life, cada mesh em arquivo collada custará 100 lidens cada peça. (V.L)
     Fui observar mais de perto os detalhes dos movimentos dos avatares, na plataforma de desenvolvidores. O que constatei é que não haverá mais aqueles defeitos nas roupas atravessando o corpo. São tecidos com aparencia emborrachada, bastante maleável.
    Com certeza existirá muita dor de cabeça para os  construtores que não tiverem habilidade com o Blender, maya ou outro programa de modelagem em 3D.
   
                              Display Name

     Display Name quer dizer nome de exibição. Agora todos já podem escolher seu nome no SL sem aqueles sobrenomes estranhos. As novas contas de avatares, agora tem apenas um espaço a ser preenchido e ao entrar no novo e mais atualizado modelo Viewer 2.3, tem apenas que digitar um nome e entrar e os antigos residentes basta escrever seu nome e sobrenome com espaço.
    Com a nova versão voce pode mudar o nome que irá aparecer para as demais pessoas como se fosse uma tag de grupo.
    Para que isso se suceda se faz necessario algumas mudanças.
    Depois de ter abaixado a versão 2.3 entre no second life.
   - Abra o guia menu perfil da barra lateral.
   - Clique em editar perfil
   - Clique em editar chaves e em nome de exibição
   - Digite seu nome de exibição em "novo nome a exibir. "
   - Clique em salvar.
   O botão "resetar" serve para eliminar o nome caso voce nao queira mais usá-lo. Ele poderá demorar para voltar no maximo em 24h.
   Está liberado pra voce usar o que quiser alem de letras, como por exemplo o apóstofo, hifém, ponto, haspas simples, etc... porém ainda não colocaram o ~ nem o ç

    Com isso voce não estará mudando o seu nome de identidade, apenas criando um novo. O nome original aparecerá em letras minusculas abaixo do seu nome de exibição.
    Se quiser voce poderá mudar seu nome de exibição uma vez por  semana.
    Caso queira usar seu nome original, basta resetar o nome de exibição e voltrá em destaque seu nome principal.
    No caso de se sentir lesado por alguem usar seu nome, reporte, pois caso seja comprovado sua denuncia essa pessoa será excluida do sl por perder seu avatar.
   Para procurar uma pessoa ou para bani-la de alguma ilha terá que usar o nome do display e não o nome principal. Mudar seu nome pode fazer com que as pessoas não te achem na busca.
   Em preferencias na aba geral voce terá a opção de mostrar ou não o nome de exibição das pessoas, a tag do grupo ou nome principal.
  Se houver necessidade de copiar o nome de alguem e o nome está em cifras ou em japones, clique para ver o perfil dessa pessoa, ao lado do nome de exibição haverá um icone. Clique nele para ter o nome copiado e poderá colar no lugar desejado, se preferir use o atalho ctrol+V.

   Veja  o video para ter uma noção melhor do que é e como executar o display name, ele esta em ingles...
  

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

*Usando o Photoshop para Criar Roupas em TGA

              Se você é novo para a confecção de vestuário para o SL, você deve começar pelo tutorial usando o photoshop e salvando em PNG. Pois é bem mais  fácil de fazer, porque você não precisa construir em separado o Alpha Channel. !
     Eu fiz uma versão anterior do passo-a-passo  para fazer roupas e salvando em PNG
    Este é um tutorial sobre como criar uma simples camisa no Photoshop utilizando o modelo SL Avatar UV de Robin Wood. Você pode baixar os modelos a partir daqui.. Para este tutorial, você deve baixar o "Photoshop em camadas (. PSD)". Você só precisa do arquivo "Top (2,4 MB)" . Estes são os arquivos dos mesmos modelo que eu uso para fazer roupas no Second Life.

   Este tutorial irá mostrar como usar o  modelo para fazer uma camisa, e como exportar a camisa com informações Alpha Channel para fazer o upload para o Second Life.
   Este tutorial não pretende ensinar como usar o Photoshop  em profundidade. Há  muitos livros sobre Photoshop. Eu pretendo mostrar passo-a-passo de como usar o Photoshop para fazer uma camisa para Second Life.

           Então vamos começar!


    Abra o Photoshop e na barra de menu superior, selecione "File", depois "Open ...". Ache o arquivo "Avatar SL Top Layers.psd"  em seu computador. Clique no botão "Abrir" para abrir o arquivo molde no Photoshop.


    Isto irá abrir o arquivo do molde em uma janela.

    Primeiro, vamos guardar uma cópia do arquivo do molde para que acidentalmente não o danificamos Selecione "File" na parte superior da janela, e "Salvar como ...".
   Digite um nome para o novo arquivo (algo como "Little Black Top") e clique no botão "Salvar".
  OK, agora podemos jogar com o arquivo sem se preocupar em estragar o original. :)
   Por padrão, o arquivo do molde é 1024x1024 pixels. Isso é ótimo para trabalhos com detalhes onde precisa de melhor resolução para alinhar as bordas (como quando você está fazendo peles e texturas que precisam ser alinhados). No entanto, estamos apenas fazendo um top simples para fins de demonstração.
     Além disso, estaremos produzindo um arquivo de formato Targa (com informações de transparência).
     Este arquivo será enorme em 1024x1024 pixels
     Então, vamos reduzir o tamanho do arquivo para 512x512 pixels.

     Clique em "Imagem" na barra de menu superior. Selecione "Image Size ...".

   Isto irá abrir a janela Image Size. Digite "512" em ambas as caixas de texto Largura e Altura (Height pode mudar automaticamente quando você entra com a largura). Então clique no botão "OK".

   Isso reduz a resolução do modelo de 1024x1024 para 512x512 pixels.

Agora podemos começar a desenhar.


 Eu não vejo nada:  Vamos colocar um fundo branco para que possamos, pelo menos, ver o modelo.

   Vá na paleta da Layers, Channels, Paths ... Clique no botão "Criar nova camada".

  (Se você não tem o "Layers, Channels, Paths ...", clique em "Windows" na barra de menu superior e verifique se há uma marca de seleção ao lado de "Layers").
Com o botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.


Digite "Backdrop", como o nome da camada. Clique no botão "OK".



Na paleta das camadas..., clique e segure sobre a camada de "Backdrops". Arraste a camada para o fundo da pilha de camadas (abaixo "subdivididas UVs).

Clique no quadrado branco na Amostra de cores para selecionar Branco como a cor principal.


Clique em "Paint Bucket"  na barra de ferramentas.


Certifique-se que a camada de "backdrop" está selecionada (destacada em azul na paleta da Layers, Channels,  Paths). Usando a ferramenta Paint Bucket, clique em qualquer lugar na janela do molde  para preencher a camada com o  fundo branco.

OK. Agora estamos prontos para trabalhar:) Você pode querer guardar uma cópia deste arquivo como ponto de partida para os seus projetos futuros ...


A coisa maravilhosa sobre estes programas gráficos é a capacidade de criar camadas diferentes para coisas diferentes. Não seja tímido sobre a criação de novas camadas! Elas estão lá para facilitar as coisas.
           Como você pode ver, o modelo já vem com um número de camadas. Nós acabamos de adicionar uma camada de fundo para tornar mais fácil de se ver o modelo.

          Nós vamos criar uma outra camada para desenhar na nossa camisa.
         Na paleta, canais, caminhos ..., clique na camada "backdrop" para selecioná-lo. Clique no botão "Criar nova camada " botão na parte inferior.
         Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.
         Digite "camisa", como o nome da camada. Clique no botão "OK".

Sua paleta de Layers, Channels, Demarcadores deverá estar parecido com a foto ao lado depois de ter feito.

  Clique sobre a camada de camisa para selecioná-lo.
  Certifique-se que a camada de camisa está abaixo da camada de  subdividida UVs, mas acima da camada Backdrop. Se não, clique e segure sobre a camada de camisa, e arraste a para  o lugar.
A partir da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Lasso. (Se você não vê a ferramenta Laço na paleta, clique com o botão direito sobre o segundo quadrado de cima para baixo e selecione a ferramenta Lasso.)


Desenhe uma linha em toda a volta da frente da camisa (a figura à esquerda). Tenha certeza que você não incluiu  as partes do braço na parte inferior.

  Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.
  Na Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Paint Bucket.


Com a ferramenta Paint Bucket selecionada, clique na área que você selecionou em todo o lado frontal da camisa. Isto irá preencher a área selecionada com a cor preta.
    Agora repita o mesmo processo no lado de trás da camisa: selecione a ferramenta Lasso, desenhe uma linha ao redor da parte de trás, selecione a ferramenta Paint Bucket, e preencha a área com a cor preta.

  
Em seguida, vamos cortar uma abertura nas laterais dianteira e traseira para o pescoço. Vamos fazer isso usando a ferramenta Caneta Caminho /.


     De Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen (se você não vê a ferramenta Caneta, clique com o botão direito sobre o quadrado ([9 quadrados de cima para baixo] e selecione a Pen).


   Haverá uma nova barra de menu que apareceu no topo. No lado esquerdo, existem três opções (camadas de forma, os caminhos, e os pixels de preenchimento). Certifique-se que o botão do meio (Caminhos) está selecionado.


Usando a ferramenta Caneta / Caminho, desenhe um caminho ao redor da parte da frente da camisa (a figura à esquerda).

  Basta clicar em cada uma desses 5 pontos. Tente conseguir os 3 pontos da linha verde. Lembre-se de clicar no primeiro ponto novamente para fechar o caminho.

Lembre-se, você sempre pode desfazer sua última ação, pressionando Ctrl-Z no Photoshop.


  Na barra de Ferramentas principal, botão direito do mouse sobre o quadrado com a ferramenta Pen, e selecione "Convert Point Tool" na parte inferior.


Clique e segure sobre o ponto de ancoragem no meio do pescoço. Arraste uma linha para a direita. Mova seu mouse até que você tenha uma forma arredondada.

Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.

    Selecione a opção "New Selection"  e clique em "OK". Isso transforma o caminho que nós fizemos em uma seleção.

   Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "Limpar".Isto irá abrir um buraco na camisa para o pescoço:)
  Agora, fazer a mesma coisa para o lado de trás da camisa:

 
   Ir para a Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen (você precisa mudar a ferramenta Converter ponto de voltar para a ferramenta Caneta). Clique sobre a 5 pontos ao redor do pescoço. Clique no primeiro ponto para fechar o caminho.
  Ir para a Barra de Ferramentas principal, selecione a Convert Point Tool (mudança de ferramenta Caneta para ferramenta Converter ponto). Puxe a meio ponto de ancoragem para a direita.

Botão direito do mouse na janela do modelo (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.
Selecione a opção "Nova Seleção", e clique em "OK".
     Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "Limpar".
    
      Está aqui a nosso camisa concluída.


    Você pode criar e desenhar camadas adicionais em projetos adicionais. Você pode fazer isso agora ou voltar mais tarde depois que você terminar este tutorial. Eu recomendaria que você percorrer este tutorial primeiro.
    É agora tempo para preparar o canal Alpha. O Canal Alpha fornece informações de transparência para o arquivo. Neste caso, queremos que tudo em preto seja opaco, e tudo mais  ser transparente. O branco não quer dizer transparente! O branco é uma cor, como preto ou qualquer outra cor. Usei o branco apenas para usar como cor de fundo do trabalho. O canal alfa é uma camada completamente separada.


   Vá para a paleta "Layers, Channels, Paths ...". Clique no "olho" ao lado de todas as camadas para escondê-las, deixando apenas a camada de camisa visível (use as barras de rolagem e certifique-se de verificar todas as camadas). Quando estiver pronto, a camada da camisa deve ser a única com um "olho" ao lado dela.

Na paleta "Layers, Channels, Paths ..." , com o botão direito do mouse sobre a pequena imagem da camada de camisa. Selecione "Selecionar camada de transparência" no menu da janela que se abriu.


Agora clique em "Channels" na guia Layers, Channels,  Paths.

[Se você não vir a guia de canais, pode obtê-lo em uma das duas maneiras: A mais fácil é selecionar "Janela" da barra de menu superior, clique em "Área de trabalho / Default Workspace". Isto irá colocar Layer / Canais / Caminhos / História / Ações em uma paleta.

Se você quiser manter o seu espaço de trabalho existente, clique em "Windows" na barra de menu superior e "Canais" irá criar uma aba Canais flutuante. Você pode trabalhar na aba Canais desencaixado. Mas é um  desafio para encaixá-la em algum lugar  numa ordem do direito (ou pelo menos eu não sei de uma maneira fácil de fazê-lo).]

    Clique no botão "Salvar seleção como canal" botão na parte inferior das Camadas, Canais, paleta Paths (parece um quadrado cinza com um círculo branco no meio). Isso irá criar um novo canal chamado "Alpha 1". Esta é a nossa Alpha Channel, com o contorno da camisa na cor branca.


Aqui está um passo um pouco opcional: Photoshop pega um pouco da cor de fundo em torno das bordas de uma imagem transparente. Se não houver nenhuma cor de fundo, o Photoshop vai usar branco. No nosso caso, vamos acabar com um pouco de branco em volta da gola da nossa camisa.

   Podemos resolver este problema, colocando uma camada de base em preto, abaixo da nossa camada de camisa.
  Volte para a aba Layers no Layers, Channels,  Paths. Selecione a camada Backdrop. Clique no botão "Criar nova camada " botão na parte inferior das Camadas, Canais,  Paths. Isso criará uma nova "Layer 1" entre a camada de camisa e a camada de pano de fundo.
Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.
   Selecione a ferramenta Balde de tinta na paleta de ferramentas principal. Agora clique em qualquer lugar na janela Modelo (janela de desenho) para preencher a nova "Layer 1", com preto.
   Isso peencherá tudo em preto. Não se preocupe, sua camisa ainda está lá em algum lugar ... (Se você não acredita em mim, clique no "olho" ao lado de "Layer 1". Só não se esqueça de clicar novamente no olho da "Layer 1"  quando tiver se certificado).
   Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salvar" para salvar todas as nossas mudanças.
    Finalmente, permite exportar o arquivo no formato Targa ...
  Clique novamente no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salve as ..." para salvar todas as nossas mudanças.


Na janela Salvar como, selecione "Targa (*. TGA, VDA *., *. ICB, *. VST)" e clique no botão "Salvar".


Você pode querer mudar o nome do arquivo coloque a palavra "cópia" no final do nome.

A janela Targa Options aparecerá. Certifique-se que "32 bits / pixel" está selecionado, e "Compress (RLE)" NÃO está marcada. Clique no botão "OK".

É isso! O arquivo Targa está agora pronto para ser carregado para o Second Life.


Vamos experimentar essa camisa no programa de visualização.

      Veja como no final do tutorial criando roupa - parte2
      As etapas para fazer upload de um arquivo de textura para o Second Life e transformá-lo em uma camisa está explicado na pastagem do pré-visualizadores.

     Eu só mostrei as etapas muito básicas na criação de um item de vestuário no Photoshop e enviá-lo para o Second Life.

   Agora, fique à vontade para voltar e mudar o formato da camisa. Adicione algumas camadas e criar alguns projetos. Ou jogar com alguns dos outros modelos de roupas (Avatar SL fundo, saia, etc.)

    Divirta-se com a sua carreira de de design


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

* Usando o Photoshop para criar Roupas em PNG

    O Second Life começou a apoiar o arquivo PNG no ano de 2007. Os arquivos PNG ter menos espaço para armazenar. Os arquivos PNG também não requerer um Alpha Channel, então eles são muito mais fáceis para se trabalhar!

    Pelo que eu entendo, não há nenhuma diferença de qualidade entre arquivos PNG e TGA.
    Os passos são um pouco diferentes entre a criação de arquivos TGA e PNG no Photoshop.
    Desde que eu só vou utilizar os recursos básicos do Photoshop, a maioria das versões devem ser semelhante.
  
           Trabalhando com PNG no Photoshop


 
Um arquivo PNG recebe a informação de transparência ajustando a  "opacidade" na paleta "Layers" do Photoshop. Então, quando você cria uma nova textura (File / New ...), não se esqueça de selecionar a opção "Transparente" para "Background Contents". Por isso não se faz necessário construir uma camada Alpha.

Este é um tutorial sobre como criar uma simples camisa no Photoshop (em PNG), utilizando o modelo SL Avatar de Robin Wood
          Você pode baixar os modelos a partir daqui. Para este tutorial, você deve baixar o "Photoshop em camadas (. PSD)". Você só precisa do arquivo "Top (2,4 MB)". Estes são os arquivos do mesmo molde que eu uso para fazer roupas no Second Life.

        Este tutorial irá ensinar a forma de usar molde para fazer uma camisa, e como salvar esta camisa num arquivo PNG para fazer o upload para o Second Life.
       Este tutorial não pretende ensinar como usar o Photoshop. Eu pretendo mostrar passo-a-passo sobre como usar o Photoshop para fazer uma camisa para o Second Life.
      
              Vamos então começar




    Na barra do menu superior, selecione "File", depois "Open ...". Procure o arquivo "Avatar SL Top Layers.psd"  em seu computador. Clique no botão "Open" para abrir o arquivo do molde no Photoshop.

   Isto irá abrir o arquivo do molde na janela do photoshop.

     Primeiro, vamos guardar uma cópia do arquivo do malde  para que acidentalmente não danifique-     Selecione "File" na parte superior da janela, e "Salve as ...".
           Digite um nome para o novo arquivo (algo como "Little Black Top") e clique no botão "Salvar".
OK, agora podemos jogar com o arquivo sem se preocupar em estragar o original. :)
         
          Por padrão, o arquivo do molde  é de 1024x1024 pixels. Isso é ótimo para trabalhos de detalhes onde você quer a melhor resolução para alinhar as bordas (como quando você está fazendo peles e texturas que precisam ser alinhados). No entanto, estamos apenas fazendo um top simples para fins de demonstração.
         Além disso, estaremos produzindo um arquivo de formato Targa (com informações de transparência). Este arquivo será enorme em 1024x1024 pixels. Então, vamos reduzir o tamanho do arquivo para 512x512 pixels.

          Clique em "Image" na barra de menu superior. Selecione " Image Size..."


   Isto irá abrir a janela Image Size. Digite "512" em ambas as caixas de texto Largura e Altura (Height pode mudar automaticamente quando você entrar com a largura). Então clique no botão "OK".

    Isso reduz a resolução do modelo de 1024x1024 para 512x512 pixels.

     Agora podemos começar a desenhar.


      Eu não posso ver nada:
      Vamos colocar um fundo branco para que possamos, pelo menos, ver o modelo.

Ir para a paleta da Layers, Channels, Paths ... Clique no botão "Criar nova camada". no canto inferior da paleta.


(Se a paleta  "Layers, Channels, Paths ..."está oculta, clique em "Window" na barra de menu superior e verifique se há uma marca de seleção ao lado de "Layers").

Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.

Digite "Backdrop", como o nome da camada. Clique no botão "OK".


    Na paleta das camadas, clique e segure sobre a camada de "Backdrop". Arraste a camada para o fundo da pilha de camadas (abaixo "subdivididas UVs).



Clique no quadrado branco na Amostra de cores para selecionar Branco como a cor principal.



Clique no botão "Paint Bucket" na barra de ferramentas.


Certifique-se que a camada de "backdrop" está selecionada (destacada em azul na paleta das Layers, Channels, paleta Paths). Usando a ferramenta Paint Bucket, clique em qualquer lugar na janela Modelo Molde para preencher a camada com o fundo branco.

     OK, está melhor. Agora estamos prontos para trabalhar. Você pode guardar uma cópia deste arquivo como ponto de partida para os seus projectos futuros ...

     A coisa maravilhosa sobre estes programas gráficos é a capacidade de criar camadas diferentes para coisas diferentes. Não seja tímido sobre a criação de novas camadas! Elas estão lá para facilitar as coisas. Como você pode ver, o molde já vem com um número de camadas.
    Nós acabamos de adicionar uma camada de fundo para ver mais  fácil  o molde.


       Criando a Camisa

Nós vamos criar uma outra camada para desenhar na nossa camisa.
    Na paleta das camada, clique na camada "Backdrop" para selecioná-lo. Clique no botão "Criar nova camada" botão na parte inferior.
   Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.
  Digite "shirt", como o nome da camada. Clique no botão "OK.

Sua paleta de camadas deve ficar parecida com a foto ao lado.
Clique sobre a camada da camisa para selecioná-la.
Certifique-se que a camada da camisa está abaixo da camada   subdividida UVs, mas acima da camada backdrop. Se não, clique e segure sobre a camada de camisa, e arraste a no lugar.









     Na paleta da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Lasso.
(Se você não vê a ferramenta Laço na paleta, clique com o botão direito sobre o segundo quadrado de cima para baixo e selecione a ferramenta Lasso.)


     Desenhe uma linha em toda a volta da frente da camisa (a figura à esquerda). Tenha certeza que você não incluiu as outras  partes do braço na parte inferior.


  Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.

   Na paleta da  Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Paint Bucket.


   Com a ferramenta Paint Bucket selecionada, clique na área que você selecionou em todo o lado da frente da camisa. Isto irá preencher a área selecionada com a cor preta.

   Agora repita o mesmo processo  no lado de trás da camisa: selecione a ferramenta Lasso, desenhe uma linha ao redor da parte de trás, selecione a ferramenta Paint Bucket, e preencha a área com a cor preta.

  
   Em seguida, vamos cortar uma abertura nas laterais dianteira e traseira para o pescoço. Vamos fazer isso usando a ferramenta Caneta Caminho /.


     Na paleta das Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen
(se a ferramenta Caneta estiver oculta, clique com o botão direito sobre o quadrado [9 quadrados de cima para baixo] e selecione a Pen).


Haverá uma nova barra de menu que aparece no topo. No lado esquerdo, existem três opções (shape, layere os pathes, e os pixels de preenchimento). Certifique se que o botão do meio (pathes) está selecionado.


     Usando a ferramenta Caneta / Caminho, desenhe um caminho ao redor da parte da frente da camisa (a figura à esquerda).


    Basta clicar em cada uma dessas 5 pontos. Tente conseguir os 3 pontos da linha verde. Lembre-se de clicar no primeiro ponto novamente para fechar o caminho.
Lembre-se, você sempre pode desfazer sua última ação, pressionando Ctrl-Z no Photoshop.


     Na paleta das Ferramentas principal, clique no botão direito do mouse sobre o quadrado com a ferramenta Pen, e selecione "Convert Point Tool" na parte inferior.
    Clique e segure sobre o ponto de ancoragem no meio do pescoço. Arraste uma linha para a direita .  Mova seu mouse até que você tenha uma forma arredondada no pescoço.

    Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.

   Selecione a opção "new selection" no botão de operation, e clique em "OK".
   Isso transforma o caminho que nós fizemos em uma seleção.

   Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "clear".

   Isto irá abrir um buraco na camisa para no pescoço:)


Agora, faça a mesma coisa para o lado de trás da camisa:

Vá na paleta da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen. Clique sobre a 5 pontos ao redor do pescoço. Clique no primeiro ponto para fechar o caminho.
    Vá na paleta Barra de Ferramentas principal, selecione a Convert Point Tool (mudança de ferramenta Caneta para ferramenta Converter ponto). Puxe a meio ponto de ancoragem para a direita.
    Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.
    Selecione a opção "Nova Seleção", e clique em "OK".
    Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "clear".


Está aqui a nossa camisa concluída.

Você pode criar e desenhar camadas adicionais em projetos adicionais. Você pode fazer isso agora ou voltar mais tarde depois que você terminar este tutorial. Eu recomendaria que você percorra este tutorial  primeiro.


Criando o arquivo PNG




Uma última coisa antes de criar o arquivo PNG: é preciso tornar as áreas  transparentes ...:) Neste caso, queremos que tudo que esteja preto se torne opaco, e tudo mais será transparente. O branco não quer dizer transparente! O branco é uma cor, como preto ou qualquer outra cor. Nós só usamos o branco para o fundo do trabalho.

     Vá na paleta da  "Layers, Channels, Paths ...".
Clique no "olho" ao lado de todas as camadas para escondê-las, deixando apenas a camada da camisa visível (use as barras de rolagem e certifique-se de verificar todas as camadas). Quando estiver pronto, a camada da camisa deve ser o único com um "olho" ao lado dela.


   Estamos prontos para criar o arquivo PNG! (Não é isso mais fácil do que mexer com canais Alfa?)

  Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salvar" para salvar todas as nossas mudanças.

Finalmente, permite exportar o arquivo no formato PNG ...
     Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salve as ..." para salvar todas as nossas mudanças.


   Na janela que se abriu, selecione o arquivo a ser salvo que e o PNG

   Surgirá a palavra "cópia" no final do nome.


  A Janela PNG Opções aparecerá. Selecione e clique no botão "OK".  
É isso! O arquivo PNG agora está pronto para ser enviado ao Second Life.

Vamos experimentar essa camisa no programa de visualização.

Veja como no final do tutorial criando roupa - parte2
   As etapas para fazer upload de um arquivo de textura para o Second Life e transformá-lo em uma camisa está explicado na pastagem do pré-visualizadores.
        
        Eu só  mostrei as etapas muito básicas na criação de um item de vestuário no Photoshop e enviá-lo para o Second Life.
         Agora, fique à vontade para voltar e mudar o formato da camisa. Adicione algumas camadas e criar alguns projetos. Ou jogar com alguns dos outros modelos de roupas (Avatar SL fundo, saia, etc.)
            Divirta-se com a sua carreira de designer SL:)