Provavelmente você conhece os canais comuns R G B que quer dizer: Red (vermelho) greem (verde) Blue (azul).
Então podemos dizer que qualquer imagem possui 3 canais.
Esses canais mudão a informação se clicados separadamente.
Faça um teste, e abra seu photoshop usando uma imagem qualquer e compare....
Na paleta camadas clique me channels isso exibirá os canais.
Vá alterando as exibições e veja os resultados.
As combinações das 3 camadas (RGB) é a imagem que teremos na paleta da camadas; ou seja: é o que vemos na imagem original.
O Alpha Cannel, geralmente é usado para se ter informação sobre transparencia.
È isso que o Second Life faz, lê o alpha channel da imagem em targa para identificar as áreas que serão transparente.
Vamos Entender na Prática.
1 - Abra uma figura qualquer em seu photoshop e com a ferramenta "varinha magica" (wand) e selecione toda a área que deverá ficar transparente.
Tenha certeza que toda as áreas que devem ficar transparente estejam selecionadas, e nada mais.
2- Feito isso vamos inverter a seleção de modo que a parte fosca fique selecionada. Você poderá usar o atalho ctrol+shift ou no menu slelecionar = inverso.
3 - Na paleta camadas clique em channels (canal) e no botão "salve seleção como canal" . Isso criará um novo canal chamado de "Alpha 1"
Tudo que está preto ficará 100% transparente. Tudo que está em branco ficará 100% opaco.
4- Salve a imagem em "Targa" 32bits.
Na próxima postagem faremos uma camiseta transparente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário