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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

* Bota de Salto

                 Criando a Base SL

      Desanexe tudo que estiver vestindo nos pés. Edite aparência.
      No menu selecione shoes (sapato) . Pressione o botão "criar novos sapatos" e introduza a seguinte definiçõe.
              shoe height 0
              heel height  100
     Conserve as demais opções em 0 (zero)
     Clique na janela "fabric" selecione "full transparente textura", que você encontra na pasta livrary textura. do seu inventário.
     Quando terminar clique em "salvar como", de um nome como por ex: base da bota, e dê ok.

               Criando a Bota

  ctrol+4 e crie um prim esfera. Na guia comum de o nome de "1"
  Na guia objeto altere o tamanho de
  X,Y e Z para 0.100
  Na guia textura , clique na janela textura e em branco, e na janela cor escolha uma cor eu escolhi o vermelho.
  Faremos copia do prim "1" e daremos cores diferentes para melhor visualização.
  Clique no prim "1"  e edite. Segure a tecla shif e clique na seta azul e a puxe para cima. Isso fará uma copia do prim.
   Repita esse processo por mais oito vezes, teremos um total de 10 prims.
   Renomeie os de 1 a 10, sendo que a última cópia tirada será renomeada de "10"
  
  Editar o prim "1" - sola da frente -
tamanho  X 0,095  Y 0.186  Z 0.030
rotação  Z   270º
recorte   I  0.730   F  1.000

  Editar o prim "2" - partes dos dedos -
tamanho  X 0.155  Y  0.090  Z  0.080
recortar   I  0.000   F  0.500
vazio  95.0
cova  I  0.000  F 0.570
Na guia textura mude a cor para amarelo.

Editar o prim "3" - sola central -
mude a forma básica para cilindro.
tamanho  X  0.025  Y 0.090  Z 0.114
rotação  Y  336,50
recorte  I 0.250   F  0.750
inclinar  X  0.000  Y 0.030
Na guia textura mude a cor para verde.

Editar o prim "4" - peito do pé" -
mude a forma básica para cilindro
tamanho  X  0.085  Y 0.110  Z 0,159
rotação   X  180º   Y 23.50º   270º
recortar  I  0.000   F  0.500
vazio   95.0
inclinar  X -0.45   Y 0.10
Na guia textura mude a cor para azul

Editar o prim "5" - base de traz
tamanho  X  0.120  Y 0.033  Z  0.073
rotação   X  270º
cova   I 0.370    F 1.000
Na guia textura mude a cor para branco

Editar o prim "6" - parte superior
mude a forma básica para toróide.
tamanho  X  0.060   Y  0.120   Z 0.083
rotação   X 90º    Z  262º
recortar  I  0.050   F  0.950
vazio  80.0
tamanho do buraco  X  100   Y 0.30
perfil recortado  I  0.500   F   1.000
Na guia textura mude a cor pra roxo

Editar o prim "7" - calcanhar-
tamanho  X 0.066  Y 0.059  Z 0.077
rotação  Y 8º    Z 90º
recorte  I  0.000      F 0.120
vazio  90.0
Na guia textura mude a cor para marrom

Editar o prim "8" - salto
mude a forma básica para cilindro
tamanho  X  0.040   Y  0.050   Z  0.102
afinar   X -0.55   Y -055
inclinar  X -0.20  Y-015
observe os valores negativos
Na guia textura mude a cor para rosa.

Editar o prim "9" - base do salto
mude a forma básica pra cilindro
tamanho X  0.040   Y  0.060  Z  0.030
afinar  X-0.35   Y -0.55
Na guia textura mude a cor para preta

Editar o prim "10" - invisivelprim
mude a forma básica para caixa
tamanho  X 0.175   Y 0.095  Z 0.154
afinar  X 0.40   Y 0.15
inclinar   X  -0.18  Y 0.00
Na guia textura mude a cor para vinho


      Na montagem dos prims vamos usar as setas azul e vermelha, evitando ao máximo usar a seta verde.
      Mova o prim "2" para cima do prim "1", empurre mais a frente possível, note que ficará sobrando um pouco na parte de trás do prim "1"
      Mova o prim "3" para junto do prim "1"
      Mova o prim "4" de modo que fique de frente com prim "3" e apoiado no prim "2"
      Apoie o prim "5" sobre o prim "3"  e o prim "6" sobre o prim "5"
      Note que o prim "6"  é ligeiramente inclinado.
      Mova o  prim "7" sobre o prim "6" na parte superior traseira.
      Mova o prim "8" para debaixo do prim "5"
      Mova o prim "9" para debaixo do prim "8" para que a base do salto fique no mesmo nível que a bota encoste o prim "9" junto ao prim "1" e deslize pra de baixo do prim "8" encaixando com perfeição.
     Vamos agora mudar a cor da bota.
      Clique em um dos prims e mantenha fora da bota e arraste a janela amarela em todos os prims. Vá na guia textura clique no quadrado cor e escolha uma cor pra sua bota . Clique fora da janela e depois clique no prim "1" e na guia textura clique na janela da cor e de a cor preta e selecione para confirmar. Repita o último processo pra os prims "3", "5","8" e "9" que serão a sola da bota.

     Deslize o prim "10" para de baixo da bota, fazendo o ficar no mesmo nível da bota: encaixe-o com perfeição
     O prim de numero 10 é usado pra esconder os pés da avatar.
     Ficou esquisito, mas não se preocupe vamos torna lo invisível em pouco tempo
     Com o botão direito do mause edite o prim "10" selecione a guia conteúdo e arraste e solte o "invisibiliry prim public v1, 1b" script da pasta que você pegou no ST Shopping.
     Feche a janela da edição. Espere alguns segundos, pode demorar um pouco dependendo da lag, mas em pouco tempo o prim "10" ficará invisível. Caso não aconteça você com certeza está num lugar que não permitem script.
    Vamos agora ligar todos o prims tendo o prim "1'' como raiz.
    Botão direito do mause em qualquer prim e edite. Clique fora da bota e arraste a janela amarela por todos os prims incluindo o prim invisível "10" . Todo o sapato ficará com contornos amarelo, ou branco.
   Aperte e segure a tecla shift e clique com o esquerdo do mause no prim "1" para deseleciona lo, clique no prim "1" novamente pra seleciona lo. Isso fará que o prim "1" se torne a raiz dos prims.
  Clique em ferramenta no topo da tela e selecione unir. Todos os prims terão contornos azuis menos o prim "1" que manterá o contorno na cor amarela.
  Na guia comum renomeie o sapato para  "Bota inferior (L)". Selecione a bota e no menu torta clique em pegar.
 
  Parte Superior da Bota

    Crie um prim cilindro e de as seguintes definições
tamanho  X  0.111
               Y  0.090
               Z  0.200
rotação  Y 100º
vazio  95
afinar X -0.05   Y -0.10 (valores negativos)
    Vá na guia textura e clique na janela textura e coloque branco; na janela cor de a mesma cor que foi dada a bota inferior. No caso vermelha
     Tire uma cópia. Edite o prim segurando a tecla shfite arraste a seta azul para cima.
     Edite o prim cópia e insira as configurações
 tamanho X 0.135   Y 0.100   Z  0.200
rotação   Y 343º
vazio    95
afinar X  -0.25   Y -0;15 (negativo)
inclinar  X 0.50  Y  0.00
Mude para a cor na janela de cor para azul, só pra se ter certa noção
Encaixe o prim azul no prim vermelho deixando uns cm acima.

        Mude a cor da azul pra vermelho e vamos lincar ou seja vamos unir os dois prims.
        Botão direito do mause sobre o prim selecione editar, pressione e segure ctrol e clique no outro prim com o direito do mause e clique na letra L pra unir.
       Na guia comum renomeie para "Bota superior (L). Edite e no menu torta clique em pegar.


     Anexando a Bota

   Para facilitar crie uma pasta para sua bota.
   Com o botão direito do mause clique em nova pasta e renomeie para Bota de Salto Alto.
   Clique no item que fará parte da bota e arraste para dentro da pasta que voce renomeou (Base, bota inferiro, bota superior...)
   Vista a base da bota.
    Com o botão direito do mause sobre Bota inferior (L) selecione "anexar a " e "left foot"
    Com certeza ela estará numa posição errada. Será necessario ajstar alterando a totação em Z para 270º
e ajustando as seta use a referencia de posição na parte superior da tela  X -0.033  Y 0.000  Z 0.011
Isso não é regra pode haver alguma diferença, é só uma referencia.
     Se houver necessidade edite e aumente ou diminua o tamanho usando os pontinhos brancos quando selecionar esticar.
      Vá agora no inventário e clique me Bota superior (L)  e selecione "anexar a" e "L lower leg ".
     Com sempre a bota superior tambem tem que ser ajustada.
     Edite e use as referencias   X 0.014     Y 0.009    Z  0.127 na parte superior da tela.
     Se houver necessidade ajuste tambem o tamanho nos pontinhos branco.
     Quando achar que estão perfeitas desanexe a bota superior e a inferior, para tirarmos uma cópia no inventário.
    Com o botão direito do mause na bota inferior (L) e clique em copiar, clique novamente na bota inferior (L) e clique em colar, renomeie para bota inferior (R)
    Repita o mesmo processo para tirar a copia da bota superior (L)
    Cique na bota infeiror (R) e "anexa a" e clique em " Right foot"
     Faça os ajustes necessarios
     Clique agora na bota superior (R) e "anexar a" e em " R lower leg"
     Faça os ajustes necessários.
   Desanexe todas as partes para ajustar as posições em difinitivo, vestindo novamente.

   Pronto! Agora voce já tem um par de botas. Use sua imaginação e crie outras com texturas diferentes, decorações, acessórios,brilhos, saltos mais finos com plataformas... em fim o que voce mais gostar...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

* Tiras Para Sapato

     Vamos adicionar tiras para o tornozelo, uma pedra preciosa e brilho para o sapato que fizemos no teturial Sapato de Salto.
     Precisaremos do Gemstone Texturas e Bling Script que você poderá pegar grátis no ST Shopp

 1) Criando a Tira do Tornozelo

     Crie um prim.
     Mude o nome na guia comum para "1"
     Na forma básica mude para toroide.
     Na guia textura, clique na janela textura, selecione a mesma textura que foi usada no sapato.
     Na janela cor selecione o branco.
     Caso tenha optado pela cor branca na textura, de a mesma cor do sapato na janela cor.
     Tire duas cópias segurando o shift; e clicando na seta azul  arraste para cima, repita novamente o mesmo processo.
     Teremos um total de trez prims.
      Renomei-os de 1à 3. A de cima será a de nº 3

Edite a de numero "1" e na guia comum de as seguintes definições:

Tamanho
X  0,014
Y  0,095
Z  0,109
Rotação em  X e Z 90º
Vazio  80
Tamanho do Buraco  Y  0,05
Perfil recortado  I  0.600
Perfil recortado  F 0,950

          Edite a de numero "2" e na guia comum de as seguintes definições:

Tamanho
X 0.010
Y 0.012
Z 0.070
Rotação X 150º
Tamanho do Buraco 0.15

         Edite a de numero "3" e na guia comum de as seguintes definições:

Tamanho
X 0.010
Y 0.015
Z 0.015
Rotação X 90º
Perfil recortado  I  0.150
Perfil recortado  F 0.300

      Com o prim "3" ainda selecionado, clique na guia textura, clique na janela textura. Escolha a textura gemstone na pasta da gemstone e bling do ST Shopping.
      Eu usei a textura ruby.
      Insira agora as configurações na guia da textura:

Repetir por face horizontal (U) 4000
Repetir por face vertical  (V)  0.500
Rotação  90°
              
            Montando as Tiras

        Edite o prim "2" e encaixe no prim "1" de modo que o prim "2" se incline pra fora. Essa parte será encaixada no sapato.

        Edite o prim "3"  e encaixe-o no prim "1" na outra extremidade do prim "2"

       Uniremos agora os prims, e o prim "1" será a raiz.

       Clique com o direito do mause e mantenha fora das alças, arraste a janela amarela ao redor dos prims.
Pressione e segure a tecla shift, clique com o botão esquerdo do mause no prim "1" para deseleciona-lo, clique novamente com o botão esquerdo do mause no prim "1" pra seleciona-lo. Isso fará o prim "1" ser o último a ser selecionada ou seja ele se tornará a raiz dos prims.
   Clique em ferramentas na parte superior da tela e selecione unir (link)
   Você notará que os prims estão contornados na cor azul esceto o prim de nº 1 que conservará a cor amarela anunciando assim a raiz.

   2) Adicionar o Bling (brilho)

   Bling é um efeito de patícula que são criados através de scripts.
   Se quer entender um pouco mais a respeito leia sobre Teoria das Partícula de Efeitos e terá mais ou menos uma noção de como funcionam.
   Pessoalmente eu não gosto dos brilho (bling) no SL, porém gosto muito na RL.
  
  Vamos em frente. Com o botão direito do mause sobre a alça do tornozelo selecione editar.
  Clique em " Editar partes unidas" isso permitirá que se selecione um único prim mesmo que ligados entre si.
  Clique na pedra preciosa, e selecione a guia conteúdo, arraste e solte o "bling script" da pasta pra dentro do conteúdo.
  Feche a janela da edição.
  Falaremos as palavras magicas.
  Digite na barra do bate-papo geral : "bling on" sem as aspas...
  A pedra preciosa irá começar a brilhar.
  Você pode ativar e desativar o brilho (bling) script. Basta digitar na conversa geral.
"bling on" para ativar e "bling off" para desativar.

 Mude o nome do conjunto de prims, editando as tiras e na guia comum renomeie para Tornozeleira (L)
 Feche a janela da edição.
 Botão direito do mause selecione as tiras e clique em pegar para ter a tornozeleira no seu inventário.

 3) Colocação das Tiras no Tornozelo

  Vista o Sapato de Salto que você fez no tutorial anterior.
  Botão direito do mause sobre "Tornozeleira (L) no seu inventário e selecione "anexar a"  em "L Lower left leg" (perna inferior esquerda)
  As tirar aparecerão de forma errada. Vamos ajusta-las de forma que fiquem correta.

Digite os valores na guia objeto
Rotação:
X 270°
Y75°
Z 270°
Em seguida ajuste usando as setas vermelha, azul ou verde.
Use as referencia dos números mostrados na parte superior da tela:
X 0.024
Y 0.011
Z 0.232

Use as combinações acima como referencia não são regras. Como também os ajustes em rotação. Existe uma variação enorme entre os avatares.
   Depois dos ajustes desanexe.
   Com o botão direito do mause em "Tornozeleira (L)" no seu inventário, selecione copiar, botão direito novamente em Tornozeleira (L) selecione colar. Isso fará uma cópia da tiras.
   Renomeie a copia na guia comum para "Tornozeleira (R)
   Clique com o botão direito do mause em "Tornozeleira (R)" e selecione "anexar a " e clique em "R lower right leg" (perna inferior direita),
   Acerte as tiras digitando os valores na guia objeto
   Rotação
X 190º      Y 270º  Z 0
   Use também as setas usando as referencias do topo da tela
X 0.018  Y 0.005   Z -0.160 (lembre-se não são regras só referencia)

nota: sempre que der definições e fizer instalações de dispositivos desanexe os prims pra que salve as ações.

 Vamos desanexar as tiras de ambas as pernas e as vista novamente.
 Agora seu sapato já não sai do pé. Era difícil andar com ele concorda.....?




   

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

* 17 São só Músicas....

     Voce foi a maior das minhas amarguras e vive até hoje nas minhas locuras, e foi a mais cruel de todas as vitórias e faz parte do livro das minhas memórias.
     Vou recomeçar, vou tirar voce da minha vida e para parar de chorar vou sorrir e vou voltar a viver.
     Agora que voltei a realidade tentando esquecer de que tudo foi verdade e vou vasculhando fundo nas minhas lembranças pra riscar voce da minha história e arrancar a pagina do livro da minhas memórias ou poder dizer que voce é página virada.
    Eu vou tirar voce da minha vida. Fazer um tipo de aborto. Nosso caso acabou está morto.
    Fique ai com os seus
    Adeus!!!!!
    Eu limpei minha vida, te tirei da entranhas.
    Fomos fieis e tão infieis também...
    Quando o caso estava terminando meus olhos iam chorando, meu coração palhaço batendo forte. Eu não desejava que voce tivesse sorte. Longe de voce a vida fica toda errada: entro em crise, quantas vezes chorei a dor de ter perdido um grande amor que se foi embora.
    Mas espero pela volta, sei que um dia voce vai voltar.
    Abraçarei a amiga e lhe direi obrigado por ter me ouvido e colocarei aquela roupa que tanto lhe agrada, e passarei o dia todo cuidando da beleza. Serei seu jantar a luz de velas. Perto de voce a vida é diferente a solidão  da espaço ao amor que estava ausente.
   Tento procurar desculpa o que não tem desculpa.
   Tento assumir o papel de culpada e bandida, te dou sempre razão eu vou sempre me humilhar e num canto qualquer dependente total do seu jeito de ser.
   Acho que paguei o preço por te amar de mais enquanto pra voce foi tanto fez ou tanto faz.
   Quando eu for embora o que será que vai fazer?
   Será que vai sentir falta de mim? Será que seu coração vai doer?
   Forão tantas noites mal dormidas.
   Tatoei voce pra sempre dentro do meu coraçao fechei as portas do meu eu, ninguem poderá transpassar.
   Se hoje sou ninguém a culpa é sua, eu tenho que aceitar a sua ausencia na minha vida.
 apesar do meu vicio ser voce, eu te bebo eu te fumo, voce é o ar que respiro, é a água que refresca meu corpo, essa droga de sonho não vai dar em nada.
  Voce é tão incrivél.
  Eu sinto falta de gritar  de brigar e de seus beijos.
  E as duas da manhã eu xingando seu nome
 Voce estava tão apaixonado que agia insanamente.
  Esse é o jeito que eu te amei arrasando e desfazendo, e o friozinho na barriga como se eu estivesse numa montanha russa.
  Nunca imaginei que eu pudesse sentir tudo isso...
  Voce é charmoso e encantador.
  Voce não pode ver o sorriso que estou fingindo; e o meu coração não está machucado,
porque eu não estou sentindo mais nada. Voce era louco e indomável, tão frustante intoxicante, complicado.
  Agora me vejo sozinha, perdida, chorando. Largada, jogada pensando, nos sonhos perdidos, nas promeças nos momentos vividos.
 O nosso amor se quebrou e arrebentou meu coraçao e chorou. Eu nunca mais fui tão feliz por amor. Cade voce que eu tanto quiz. Eu nem sei se me amou, nem sei mais pra onde vou...



   

domingo, 22 de agosto de 2010

* Sapato de Salto

        Usaremos o invisível prims que é um script para tornar o salto da base SL invisível e também usaremos as textura transparente que voce achará grátis no ST Shopping. (busca, lugar e digite ST Shoping)

        1) Criando a Base SL

        Edite sua aparencia e vamos preparar o pé de sua avatar.
        Tire tudo que estiver usando nos pés. Em aparencia selecione a guia Shoes. Pressione "criar new shoes", se não tiver esse botão precione "Take off" e digite as seguintes definições:

       shoe heigt 0
       heel height 40
       heel shape 0
       toe shape  0
       toe thickeness 0
       platform hight  0
       platiform width 0

        Em seguida, clique na janela "Fabric" e coloque a textura transparente. Se preferir arraste a textura que pegou no ST shopp para dentro da janela
        Terminando pressione o botão salve e ok .
        Você terá uma nova base SL chamada new shoes na pasta clothing (vestuário) do seu inventário. Renomeie na guia comum, algo parecido como Sapato de Salto base.

    2) Criando o Sapato

     Faremos o sapato em tamanho grande para facilitar o trabalho, depois de pronto iremos reduzi-lo ao tamanho normal.
    Crie um prim caixa. Na aba comum coloque o nome de "1" . Na aba objeto altere o tipo da forma básica para cilindro. Na aba textura clique na janela textura e no botão branco depois em  selecione para confirmar.
    Iremos agora tirar cópias. Segure o shift e clique na seta azul arraste pra cima. Repita esse processo por mais 7 vezes, teremos um total de 9 prims. Renomeie de 1 à 9 na aba comum, numerando os de baixo pra cima.

    Edite o prim nº1 e de as seguintes definições.
Tamanho X 0,920
Tamanho Y 0,200
Tamanho Z 0,940
 Rotação X 90º
Recorte I  0,500 Recorte F 1.000
Afinar X 0,65  Y 0,25

Edite o Prim nº2

Tamanho X 0,860
Tamanho Y 1,100
Tamanho Z 0,900
Rotação X 90º
Recorte I 0,000   Recorte F 0,500
Vazio 95
Afinar X 0,65  Afinar Y 0,70

Edite o Prim nº3

Tamanho X 0,200
Tamanho Y 0.000
Tamanho Z 0,270
Rotação X 3000   Y 0,00  Z 270
Recortar  I 0,250  Recortar F 0,750
Afinar X 0,00  Y 0,25

Edite o Prim nº4

Tamanho X 0,690
Tamanho Y 1,000
Tamanho Z 0,200
Recortar I 0,000 F 0,500
Afinar X - 0,80  Afinar  Y - 0,90 (note que os valores são negativos)

Edite o Prim nº5
Mude o prim para sphere (esfera) na aba objeto em forma básica.

Tamanho X 0,690
Tamanho Y 1,000
Tamanho Z 1,620
Recorte  I 0,000  Recorte em  F 0,070
Vazio 95

Edite o Prim nº6

Tamanho X 0,200
Tamanho Y 0,400
Tamanho Z 0, 490
Rotação Z 270
Afinar X - 0,65  Afinar -0,85 (note que os valores são negativos)

Edite o Prim nº7

Tamanho em X,Y e Z é 0,200
Rotação Z 270
Afinar X 0,50  Afinar Y 0,40

Edite o Prim nº8
Mude o prim para caixa na aba objeto em forma básica

Tamanho X 1,500
Tamanho Y 0,920
Tamanho Z 0,590
Rotação  Z 270
Afinar X 0,65  Afinar Y 0,20
Inclinar X - 0,33 (valor negativo)

Edite o Prim nº9
Mude o prim para caixa na aba objeto em forma básica.

Tamanho X 0,920
Tamanho Y 2,370
Tamanho Z 0,100
Na aba textura clique na janela cor e acinale o vermelho, selecione.


3) Montagem do Sapato

   O prim de nº9 será uma placa que usaremos como base para termos uma noção do tamanho a usaremos como referencia, a qual será descartada no final.
   Edite o prim 1 e coloque sobre o prim 9
   Edite o prim 2 e coloque sobre o prim 1, cobrindo-o. Deve entrar ligeiramente no prim
   Edite o prim 3 e encoste no prim 1 inclineo bem.
   Edite o prim 4, este deve ficar unido ao prim 3, o prim 4 é o suporte do salto.

Nesta altura suspenda o prim vermelho nº9. Não se pode ver nem uma parte, alinhe todas os prims de modo que fiquem mais ou menos na mesma altura, não existe a perfeição, apenas tome cuidado de encaixa-los bem.
   Edite o prim 5 e mova-o para cima do prim 4 eles devem se encaixar com perfeição.
   Edite o prim 6 é o salto, encaixe -o logo abaixo do prim 4.
   Edite o prim 7 encaixe-o com perfeição no prim 6.
 Se voce copiar a posição do tamanho em Y do prim 6 e colar no tamanho de Y do prim 7 voce achará a perfeição.
 Agora iremos unir. Botão direito do mause em qualquer prim e edite. Clique fora do sapato e arraste a janela amarela em toda extensão dele.
 Na aba textura clique no quadrado cor e escolha uma cor de sua preferência, e clique em selecione para confirmar.
 Se preferir use textura, com fiz aqui no exemplo. Existe texturas na sua pasta library do seu inventario.
Marque agora a caixa partes unidas e clique no prim de nº7 e em textura na janela cor, clique no quadradinho preto e selecione para confirmar.

4) Adicionando o invisivelprim.

   Posicione o prim 8 abaixo do prim 4 de modo que esconda o salto mas não a parte do calcanhar.
   Deslize-o com cuidado por debaixo  do prim 3 e alinhe com a placa de nº9

   Clique na aba conteúdo e arraste e solte o script invisibilidade publica prim que pegou no ST Shopp.
   Feche a janela editar para sair do modo de edição.
   Aguarde alguns segundos. Pode demorar um pouco ( depende da lag no momento) . Logo o prim nº8 se tornará invisivel, e voce poderá ver o salto novamente.
   Vamos unir agora os prins do sapato e reduzi-lo.
   A raiz deverá ser o prim de nº1
   Clique em quaquer prim e edite, clique e mantenha fora do sapato, arraste a janela amarela em toda a extenção do sapato como tambem a placa vermelha o prim 9.
   Agora pressione e segure a tecla shift e clique com o esquerdo do mause no prim 1 para desceleciona-la. Com o esquerdo do mause novamente no prim 1 para seleciona-lo, assim o prim 1 se tornará raiz.
  Vá em ferramentas na parte superior da tela e selecione unir (link)
  Agora vamor diminuir o sapato
  Levante-o alguns centimetros pra não se enterre no chão.
  Edite o sapato e assinale esticar ou de ctrol+shift, irá surgir pontos brancos ao redor do sapato. Clique em um deles e empurre até que não consiga diminui-lo mais. No visor superior da tela irá mostrar mais ou menos as referencias:
X 0,092  Y 0,238  Z 0,191
  Vamos agora tirar a placa vermelha
   Edite o sapato e assinale a opção editar partes unidas, clique na placa vermelha, apenas ela ficará selecionada vá em ferramentas no topo da tela e selecione desunir, clique em delet para que ela desapareça.
   Na aba comum renomeie o sapato, Sapato de Salto (L)
   Feche a janela de edição e pegue o sapato para seu inventário.

5) Anexando o Sapato

Para vestir o sapato clique com o botão direito do mause sobre o Sapato de Salto (L) que está no seu inventário e selecione "anexar a" cliquem em "left foot".
O sapato se anexará de forma errada. Voce terá de rotacionar até ele alinhar. Voce pode segurar ctron enquanto gira as rodas da rotação, ou experimente 90º em Y e Z depois acerte com as setas.
Depois de perfeito desconecte.
Em seu inventário, com o botão direito  selecione copiar, clique novamente com o botão direito e em colar.
Renomeie a copia para Sapato de Salto (R)
Clique com o botão direto no sapato, selecione anexar a e em " right foot" . Acerte este pé do sapato com perfeição também.
Feito seu primeiro par de sapato que voce não deverá comercialisar, mas ele servirá de modelo pra voce fabricar muitos outros para negociar.