Previsão do Tempo para São Paulo

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

*Nosso Mundo Virtual

             O que é virtual?
     Entrei apressada e com muita fome num restaurante.
     Escolhi uma mesa bem isolada e afastada do movimento, pois queria aproveitar aos poucos minutos que eu dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema, que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias que a tempos não sei o que são.
     Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime, nê?
     Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinho traz de mim.
     - Tia, dá um trocado?
     - Não tenho menino.
     - Só uma moedinha, pra interar pra compra um pão.
     - Está bem, não tenho trocado, mas compro o pão para você.
     Para variar minha caixa de entrada estava lotada de e-mails. Fico distraída lendo poesias, vendo as formatações lindas,, dando risada com as piadas malucas. Ah! essa música me leva a londres e a boas lembranças.
      - Tia, pede para colocar margarida e queijo também?
      Percebo que o menino tinha ficado ali.
      - Ok, mais depois me deixa trabalhar, pois estou ocupada por demais, tá bem?
      Chega minha refeição e junto com ela o meu constrangimento.
      Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que  mande o garoto ir. Meus resquícios de conciencia me impedem de dizer que sim. Então digo que está tudo bem.
      - Deixa-o ficar, traga o pão e mais uma refeição decente para ele.
      Então o menino sentou-se à minha frente e perguntou:
      - Tia, que tá fazendo?
      - Estou lendo alguns e-mails.
      - Que são e-mails?
      - São mensagens eletronicas, mandadas por pessoas via Internet.
      Sabia que ele não entenderia nada, mas a título de livrar-me de maiores questionários, continuei:
      - É como se fosse uma carta, só que via Internet.
      - Tia, você tem Internet?
      - Sim, é essencial no mundo de hoje.
      - É, e o que é Internet, tia?
      - É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.
      - O que é virtual, tia?
      Resolvo dar uma explicação simplificada novamente na certeza que ele pouco iria entender, e depois na certa vai me liberar para comer minha refeição sem culpas.
      - Virtual é um local onde imaginamos algo que não podemos pegar, tocar... É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Somos reais, mas não somos concretos, ou seja; estamos lá, mas não somos tocados. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queriamos que fosse.
      - Legal isso, gostei...
      - Mocinho, você entendeu o que é virtual?
      - Sim tia, eu também vivo nesse mundo virtual.
      - Você tem computador?!
      - Não, mas meu mundo também é desse jeito... virtual... Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno, que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa.
      Minha irmã mais velha sai toda noite, dizendo que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta de manhãzinha com o corpo.
      Meu pai está na cadeia a muito tempo.
      Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa,, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu indo ao colégio pra ser médico um dia.
      Isso não é virtual tia?
      Fechei o notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
      Esperei o menino literalmente devorar o prato dele, paguei a conta e dei o troco para ele, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um "Brigado tia, você é legal!"
      Naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não vemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário