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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

* Criando um Cabelo prims

    O cabelo prims é um conjunto articulado de prims e parece uma peruca.
    Para esse tutorial você irá precisar do LoopRez gerador. e textura para cabelo que você irá encontrar gratuitamente no ST Shopping, ou então  você mesmo poderá elaborar sua textura com o programa Photoshop que já postei em Textura para Cabelos.
             
               1)   Base de Cabelo SL

  Vamos preparar a cabeça do seu avatar para receber o cabelo prim.
    Em primeiro lugar tire o cabelo e a base que estiver vestindo.
   Abra seu iventário, clique em criar no topo da janela e selecione " New Bady Parts e "Novo Cabelo" . Isso criará uma New hair na pasta body parts
   Botão direito do mause sobre "New Hair" e renomeie para "Base de Cabelo SL".
  Botão direito do mause novamente em Base do cabelo SL e selecione vestir.
  Botão direito do mause em si mesma, e selecione no menu torta "aparencia". Na janela que abriu, clique me cabelo. Em seguida clique no botão "estilo", e zere as definições.
Clique no quadro da textura e no quadro de cores selecione o branco e clique em selecionar, para confirmar.
        Depois de tudo pronto pressione o botão "salve all" e feche.

             2)  Preparando o "LoopRez v0.6"

      Vá até uma sandbox, que é um lugar onde você pode criar objetos.
       Se você quiser que seu nome apareça como criador, siga o seguinte:
      Crie um prim caixa ou esfera, e na guia geral altere o nome para "LoopRez v0.6 objeto" . Na aba textura de a cor de sua preferência.( eu uso cores diferentes quando preparo minhas loopRez, jóia, saia, cabelo etc..)
     Ache no seu inventário a pasta do gerador LoopRez que pegou no ST Shopping,  arraste e solte o "LoopRez v0.6 script" para a guia conteúdo do seu objeto loopRez. Arraste e solte também o sample-short e o smple-long.
     Agora com o botão direito do mause sobre o loopRez objeto que acabou de criar selecione mais, e clique em "pegar cópia". Isso salva uma cópia do objeto para seu inventário, ou simplesmente clique em pegar.
     Abra seu inventário e provavelmente na pasta objeto você encontrará o LoopRez, arraste-o para o chão.

         3)  Criando uma Mecha do Cabelo

    Vamos criar a mecha de cabelo que será replicada pelo objeto LoopRez.

Crie um prim toróide, e na aba geral altere o nome para
"hair lock".
Na aba objeto de as seguintes definições:
Tamanho X 0.450
Tamanho Y 0.250
Tamanho Z 0.200
Recorte I 0.350  F 1.000
Tam.Buraco X 0.30   Y 0.35
Afinar  X 1.00  Y  1.00
   Na aba textura, clique na janela textura e selecione a textura que você criou, Textura para Cabelo. ou então escolha uma que tenha pego grátis.
  Ainda na aba textura de as seguintes definições:
Repete por face (u) horizontal 1.000
Repete por face (v) vertical   2000
deslocamento (u) horizontal  0.000
deslocamento (v) vertical   0.500
          Botão direito do mause no fio do cabelo que acabou de criar e selecione pegar.
          Clique com o botão direito do mause sobre o objeto loopRez que está no chão, arraste e solte o fio de cabelo do seu inventário, para dentro da aba conteúdo do objeto.

             4) Editando o script LoopRez.

         Agora precisamos dizer ao loopRez como construir o cabelo, ele não é adivinho.
         Edite o loopRez objeto e vá na aba conteúdo e de um duplo clique sobre o "LoopRez v0.6 script", para edita-lo com as seguintes configurações:
         string ofjet nome - "Hair lock";
         interger num objets = 36;
         float X Radium = .054;
         float Y Radium = .041
         float flare angle = 15.0;
         float bend cofficient = 0.0;
         vector  rot offset = <0.0,270.0,90.0>;
         vector pos offset = <0.0,0.0,1.0>;
         Clique em salvar. Aguarde a mensagem de que as modificações forão aceitas para depois fechar a janela.

             5)  Gerar o Cabelo

          Toque no objeto LoopRez.
        Se tudo correr bem, você verá uma cabeça de cabelos surgir em cima do LoopRez.
        Se nada acontecer pode ser por trez razões:
        Você pode estar numa área que não permite a execução de scripts. Confira se há um ícone indicador na parte superior da tela que mostre isso.
         Confira as modificações que você fez no script, veja se não tem algum tipo de erro, como por exemplo uma virgula ou um ponto faltando, ou ainda virgula em lugar do ponto ou vise e versa.
         Ou então o roteiro que pode ter sido desativado. Confira isso indo na guia conteúdo do LoopRez objeto e clique duas vezes no script para abrir a janela da edição. No canto inferior esquerdo da janela há um quadradinho ao lado da palavra "running" (execução), essa opção deve estar marcada. Saia do modo de edição e tente novamente.


              6) Unindo as mechas.

        Precisaremos adicionar um objeto no meio dos cabelos, assim será mais fácil encaixar os cabelos sobre a nossa cabeça, para isso iremos usar uma cópia do loopRez objeto.
       Com o botão direito do mause sobre o objeto selecione editar. Agora pressione e segure a tecla shifit. Clique e segure  sobre a seta azul e puxe-a para cima em direção ao cabelo.
       Na aba conteúdo da copia apague todos os itens, isso evitará acidentes.
       Em seguida vá na aba objeto e diminua para um tamanho menor. Eu usei um tamanho de 0.050 em X,Y e Z.
      Aproveite que está no modo editar e desenhe uma caixa ao redor de todas as mechas do cabelo e também da cópia do objeto loopRez, mas não inclua o loopRez objeto original.
      No menu ferramenta da parte superior da tela selecione "selecionar apenas meus objetos", e em seguida pressione  e segure a tecla shifit, clique sobre a copia loopRez para desmarca-lo. Clique nela novamente para seleciona-la. Isso fará com que a copia seja um prim raiz.
       Clique no menu ferramenta no topo da janela e clique em unir.
      Agora clique em editar partes unidas na janela da edição. Selecione apenas a copia do loopRez objeto, mova a copia para debaixo dos cabelos. Isso esconderá o LoopRez, quando você vestir os cabelos.
      Na guia geral de nome aos cabelos de "Hair Tutorial Prim"
      Feche a janela de edição. Botão direito do mause sobre os cabelos e selecione pegar.

          7)  Anexando o Cabelo

      Primeiro temos que colocar a base sobre a cabeça. Encontre a base que você fez ou qualquer uma que você tenha em seu inventário. Botão direito do mause sobre a base e selecione vestir.
      Em seguida encontre o "hair tutorial prim" provavelmente você encontrará na pasta objeto.
     Botão direito do mause sobre ele e selecione "anexar a ", e clique em "Skull"
      Quando você anexar o objeto ele aparecerá de forma incorreta sobre sua cabeça.
      Com o botão direito do mause edite o cabelo e insira os seguintes valores:
Rotação X  270.00   Y 0.00 Z  90.00
      Agora deslize o cabelo para o lugar, usando as setas verde e azul
      Como referencia olhe os números no topo da tela, mas não use como regra ha sempre uma pequena variação.
      X  0.000      Y  -0.010    Z  -0.021

           8) Ajuste dos Cabelos

      Você agora tem cabelos.

   Misericordia! Pela aparencia, da impressão que já faz anos que não vai ao cabeleireiro...
   Dá pra parar de rir e vamos dar um estilo a este cabelo?
    Para essa etapa é bom usar uma pose-stand, para que a avatar fique bem imóvel.
    Você não gostaria que errasemos o corte certo?

    Botão direito do mause sobre o cabelo e selecione "editar partes unidas" na janela da edição.
   Encontre a mecha de cabelo bem acima do seu nariz, e clique nela, iremos chama la de fechamento.
   Altere as definições da mecha de fechamento do centro da seguinte forma:
Tamanho X 0.450
Tamanho Y 0.150
Tamanho  Z 0.100
   Use as setas azul e verde para o reposicionamento da mecha até que ela só surja da parte superior frontal da cabeça.
nota - Você não pode perder a edição da mecha. Caso contrario você terá que arrastar o cabelo no chão para recuperar a mecha perdida.
    Agora selecione a mecha a esquerda do fechamento central e de as definições.
Tamanho X 0.450
Tamanho Y 0.150
Tamanho Z 0.100
      Use as setas azul e verde para reposicionar a mecha esquerda.
      Selecione agora a mecha da direita do fechamento central e repita o que fizemos na mecha da esquerda.
      Repita esse procedimento até que atinja 7 mechas de cabelo na testa, formando assim uma franja.
      Lembre-se que este é o seu cabelo. Então não existe uma regra. Vá fazendo até achar que está certo e do seu agrado.
      Enfim agora já vejo seus olhos. Vamos então arrumar o resto dos cabelos.
    Encontre agora a mecha central na parte de traz.
    Alterar as configurações como segue:
tamanho X 0.450
tamanho Y 0.400
tamanho Z 0.200
   Use a seta azul e verde a mecha
   Agora vamos trabalhar do lado esquerdo da parte de traz.
   Altere as configurações em:
tamanho X 0.450
tamanho Y 0.390
tamanho Z 0.200
    Use as setas azul e verde para posicionar a mecha.
    Mantenha o ajuste pela esquerda até chegar a frente. Só vai alterando o valor de cada mecha em menos 0.010 no tamanho em Y . Nesse caso o Y era de 0.390 e deverá ser Y 0.380
    Faça o mesmo processo do lado direito, começando com Y em 0.390
Caso prefira faça uma mecha de cada lado, não existe uma regra.
      Acabamos de completar nosso primeiro cabelo.
      Como deu pra observar, o trabalho de estilo é feito nesta última etapa e é onde afeta a aparencia do cabelo. Para se atingir a perfeição é necessário  um pouco de pratica. Para isso tire copias deste cabelo para brincar com as configurações diferentes e o posicionamento dele..
       Lembre se tire copia pois usaremos esse cabelo pra futuros tutoriais.

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