Previsão do Tempo para São Paulo

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

* Particulas de Efeitos 1º Parte


Este tutorial irá mostrar como fazer efeitos de particulas com formas coloridas.
Num próximo tutorial mostrarei particulas de texturas.
Mas antes recomendo que visite um lugar chamado "The Particle Laboratory", lá voce verá o que as particulas podem fazer.
Como não é segredo pra ninguém, eu tenho muito medo de altura, eu quase morri de pavor, por que lá não tem como ir ao laboratório sem o balão, mas eu fechei os olhos e fui, valeu a pena, é um mundo fantástico de particulas é só vendo pra se ter uma noção.
Lá voce encontrará também templaites gratis/copy/transfer, na parte da sandbox que fica no meio do laboratório e mostram os feitos comum, como fogo, fumaça, vopor, bling(brilho), ondulação e muito mais.
Agora que voce já passeou, e viu as maravilhas do laboratório vamos ao trabalho.
Para esse teturial voce vai precisar da pasta "particle script" que vc encontrará no ST Shopping. Clique em BUSCA, selecione a aba lugar e digite ST Shopping como palavra chave.

"CANDLE"  (VELA)

A vela é perfeita para demonstrar um dos efeitos de particula, é facil de fazer, pode ser colocada no chão ou pode fazer a animação para segurar.
Crie um cilindro. Vá na aba comum e de o nome para "Candle" (Vela). Na aba objeto digite as seguintes dimensões para o tamanho
X 0,030        Y 0,030         Z  0,130

Na aba textura, clique no quadrado textura. Isso abrirá o painel de cores. Clique no branco e em seguida clique em selecionar

Tire uma copia do Candle selecionando a edição, precione a tecla shift e clique na seta azul puxando-a para cima, com isso o objeto se duplicará.
Vá na aba comum e mude o nome pra "Wick" (Pavio). Na aba objeto mude a dimensão do tamanho:
X 0,010       Y 0,010      Z 0,030

Na aba textura, clique na janela cor. Isso abrirá o painel de cores. Clique no cinza e em seguida clique em selecionar.
Agora mova o pavio para dentro da vela até que ele afunde ligeiramente. Agora iremos linkar(unir) a Vela ao Pavio, a velas será a raiz do prims.  Com o botão direito do mause no pavio, selecione editar, Em seguida precione ctrol e sem soltar clique com o botão direito na vela para seleciona-la também, agora para ligar os dois prims precione a letra "L". A vela será envolvida com a cor amarela e o pavio com a cor azul. A cor amarela significa que o objeto envolvido e a raiz dos prims.              Agora vamos colocar o script de particulas, na parte do pavil.          Clique em editar partes unidas na parte da edição, clique no pavio, de modo que só ele fique selecionado. Clique na aba conteúdo. Arraste e solte o script particulas - Candle Flame.
Se tudo correr bem a vela se acenderá. Agora vamos adicionar o script de animação pra que o braço fique na posiçao exata de quem está segurando.
Repetindo o processo vamos editar a vela e selecionar "Editar partes unidas" na janela de edição e clique na vela para que só ela seja selecionada. Selecione a aba conteúdo e arraste o "Hold Object Script" da pasta de particle script para dentro do conteúdo da vela, caso apareça uma janela escrito: quer que faça uma animação para seu avatar? clique em ok ou sim. Feche a janela da edição e pegue a vela pra dentro do seu inventário. Com o botão direito sobre a vela ainda dentro do seu inventário selecione "anexar a " clique em "Right Hand" (mão direita)
A vela vai anexar de forma errada, será necessário fazer alguns ajustes, vamos começar pela rotação.
Edite a vela que já está na sua mão e vá na aba objeto e ajuste o seguinte valor para rotação: Y 70,00
Agora ajuste as outras posições usando as setas vermelha/verde/azul, até que a vela se encaixe satisfatoriamente em sua mão. Para que seu braço fique na posição certa se faz necessario que tire o AO.
Voce acabou de fazer uma vela com animação.
 

Lightstick (vara iluminada)

Vamos transformar a vela em um Lightstick, uma daquelas irritantes faiscas de luzes coloridas que se ve muito nas festas
Vamos fazer uma copia da vela. Botão direito do mause sobre a vela ainda no seu inventário e selecione copiar. Botão direito do mause sobre a vela ainda no seu inventário e selecione colar. Isso criará uma copia da vela, no inventário.
Renomei uma delas para vara iluminada (lightstick)
Com o botão direito do mause em lightstick selecione vestir. Botão direito do mause na vara selecione editar, acinale "Editar partes unidas" da janela de edição, clique no pavio de modo que apenas ele fique selecionado.
Na aba objeto mude o formato de cilindro para esfera e de as seguintes definiçoes em
X  0,050     Y 0, 050    Z 0,050
Na aba textura alterar a transparencia para 50%
Abra a guia conteúdo e de um duplo clique no Particle script - Condle flame para abrir a janela de ediçao de script.


Faça as seguintes alterações na configuração do script    
integer pattern = PSYS_SRC_PATTERN_EXPLODE;


float age = 1.0;
float maxSpeed = 0.5;
float minSpeed = 0.1;

float startAlpha = 1;
float endAlpha = 1;

vector startColor = <0,1,1>;
vector endColor = <1,0,1>;

vector startSize = <0.04,0.08,0,0.4>;
vector endSize  = <0.02,0.08,0.0.2>;

vector push = <0,0,0>;

float rate = 0.1;
float radius = 0.01;

integer count = 10;
 Clique no botão salvar e fechar a janela da edição do script.
 Agora vc deve ter um lightstick muito irritante, ideal pra causar uma confusão em qualquer parte do SL.
 Recomendo que não irrite as pessoas elas poderão injetar vc.
Se voce quizer dançar com a vara iluminada, vc deve excluir o hold object script do corpo da vara, ou desmarcar a opção "running" na caixa do script. Voce então manterá o vara iluminada ao seu lado e pode dançar normalmente.


Se tiver coragem, coloque um emissor de particula na outra extremidade do light, basta repetir o processo todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário