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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

* Criando Roupa usando o Gimp

      Se você ainda não criou nada ainda no Second Life, porque os programas gráficos são caros então o Gimp pode ser a solução. Gimp é um programa gráfico. A melhor parte é que o Gimp tem tudo que se precisa para confeccionar roupas.
     Então não existe mais desculpas, faça o download do gimp  e comece a fazer suas próprias roupas para o Second life.
     Vamos criar uma camisa bem simples, usando o molde de Robin Wood . Você poderá baixar os modelos aqui.
     Para este tutorial, escolha para baixar o "Photoshop em camadas (. PSD)". Você só precisa do "Top (2,4 MB)"

                 Começando uma Camisa

    Selecione "File" e depois "open", selecione o molde camisa, que você baixou e clique no botão abrir.
    Primeiro vamos guardar um cópia do arquivo mapa, para que acidentalmente não o percamos. ( você não tem noção o quanto fiz isso)
    Selecione "File" na parte superior da janela e "Salvar Como"

     Digite um nome para o novo arquivo Clique no botão "+" ao lado de "Browse for other folders" caso queira salvar em outra pasta diferente.
     Clique no botão "+" ao lado do "Select file type" para abrir uma lista de tipos de arquivos selecione "gimp xcf imagem" e clique em salvar.

    Pronto agora podemos usar o arquivo sem preocupar em estragar o original.

  Por padrão o molde é de  1024x1024. Isso é ótimo para trabalhar com detalhes, pois a resolução para alinhar bordas é excelente no entanto, estamos apenas fazendo uma camisa simples para demonstração.

Então vamos reduzir o tamanho do arquivo molde para 512x512 pixels.


Clique em imagem no menu da barra superior e selecione "scale image". Isso abrirá uma janela. Digite 512x512 em ambas as caixas de texto. width e height. O height pode mudar automaticamente quando você entra com width. Em Quality/interpolation, selecione "cubic (Best), em seguida ligue em "scale".
   Isso reduz a resolução do molde.
   Vamos agora começar a desenhar.
   Como não consigo visualizar a camada, vamos então colocar um fundo branco.

   Vá para a paleta das camadas clique em nova camada.
Casa não tenha a paleta das camadas, clique em "janela/dialogo" na barra do menu superior. Selecione "creat new dock" e "layers, channels e paths"


De nome para a camada de "Backdrop" .
Na "layer fill type" selecione o white (branco), e clique em ok.
Na paleta das camadas clique em Backdrop pra seleciona-la.
 Em seguida clique no botão que tem uma seta para baixo, para mover a camada backdrop para a parte inferior da lista de camadas.

   Recomendo que salve uma copia deste arquivo como ponto de partida dos futuros projetos.

  Vamos agora criar uma outra camada para desenhar a camisa.
  Sobre a paleta de camadas selecione a camada backdrop.

  Clique com o botão direito do mause na camada backdrop e em "nova camada".
   De o nome para a camada de shirt, em layer fill type assinale "transparencia" e de ok para criar uma nova camada.

Vá na paleta das camadas e selecione a camada shirt.
 Certifique se a camada shirt esteja abaixo da camada subdividida UVS e acima da camada backdrop.
 Se não estiver nessa ordem use o botão da seta para movimentar as camadas.

Na paleta das ferramentas selecione o laço.

Desenhe uma linha em volta da frente da camisa.
Tome muito cuidado pra não atingir as outras partes, principalmente o braço na parte inferior.


Agora selecione a ferramenta "Paint Bucket"
Selecione "Back" como a cor principal.
Você pode clicar sobre o preto e o branco do quadrado na parte inferior esquerda.
 Com a ferramenta balde selecionada clique na área que você selecionou.
Isso irá preencher toda área selecionada de preto.
Repita o mesmo processo na parte de traz da camisa. Selecione a ferramenta laço e desenhe uma linha ao redor da parte de traz, selecione o balde e preencha a área na cor preta.

Na paleta das ferramentas, selecione a ferramenta paths, certifique se o desing está selecionado na parte inferior da paleta das ferramentas.

Usando a ferramenta path, desenhe um caminho em torno da parte da frente do decote da camisa.
 Para isso basta clicar em 5 pontos como mostra a foto.
Com a ferramenta path ainda selecionada, clique no botão "edit" na parte inferior da paleta de ferramentas.

   Essa parte complica um pouco.
   Mova o cursor sobre o ponto da ancora no meio do pescoço. Você notará que o cursor mudará para uma mão com um dedo apontando. Clique e segure sobre o ponto da ancoragem e arraste a linha para a esquerda fazendo-a curvar.
   Agora pressione e segure a tecla shift. Você verá uma imagem espelhada da linha do lado direito do ponto de ancoragem mova o mause até que tenha uma forma bem arredondada, contornando as linhas do mapa.
    Ok agora você já pode soltar o botão do mause e a tecla shifit.
Na paleta de ferramentas clique em "create selection fron phat". Isso transforma o caminho que fisemos em seleção. 
 Volte na paleta das camadas e selecione a camada da camisa, Clique no menu "edit" no topo da janela  e selecione limpar. Isso abrirá um buraco no pescoço da camisa, formando assim a gola.

  Agora faça o mesmo na parte de traz da camisa.
Selecione a ferramenta path e faça os 5pontos, e siga como foi feito para a parte da frente.

A camisa está concluída.

     Agora iremos preparar o canal Alpha que fornece a informação de transparencia.

Vá na paleta das camadas e clique no olho ao lado de todas as camadas, deixando apenas a camada shirt com o olho visível
Na paleta das camadas, clique em "channel" no topo da aba. Voce verá um canal chamado "Alpha" com uma descrição da nossa camisa na cor branca.

Volte para a janela onde editamos a camisa. Clique no menu "File" no topo da janela e selecione "salvar", para salvar todas as nossa etapas.
Clique novamente em "file" no menu do topo da janela e selecione agora "Salve as".
 Na janela Save image que se abriu, selecione "Targa image" e clique no botão salvar.
Na janela export file que abriu, clique em "Export" no canto direito inferior para continuar
A janela Save as TGA aparecerá, certifique-se de desmarcar a opção "RLE compression" e também "Origen at bottton feft". Clique em ok
 Assim o arquivo Targa está pronto para ser carregado para o Second Life.

As etapas para fazer o Upload de um arquivo targa para o SL esta explicado no pré-visualizadores

Vamos experimentar essa camisa no programa de visualização.
         Abra o SLCP e clique na Segunda barra do Upper. Selecione o arquivo da camisa que acabamos de fazer. Mova o mause para todos os ângulos para ver se a camisa ficou perfeita.
          Se preferir use a camera Hot Buttons, e experimenta todos os botões para virar o avatar.
         Caso queira que o avatar fique totalmente branco e só clicar no sinal de menos na frente das barras.
Está tudo perfeito? Então faça o upload do arquivo para o SL e pague os 10lidens sem medo de errar.

2 comentários: