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terça-feira, 30 de novembro de 2010

* Teoria do Canal Alpha

     Provavelmente você conhece os canais comuns R G B que quer dizer:  Red (vermelho) greem (verde) Blue (azul).
     Então podemos dizer  que qualquer imagem possui 3 canais.
     Esses canais mudão a informação se clicados separadamente.
     Faça um teste, e abra seu photoshop usando uma imagem qualquer e compare....

  Na paleta camadas clique me channels isso exibirá os canais.
  Vá alterando as exibições e veja os resultados.
  As combinações das 3 camadas (RGB) é a imagem que teremos na paleta da camadas; ou seja: é  o que vemos na imagem original.
  O Alpha Cannel, geralmente é usado para se ter informação sobre transparencia.
  È isso que o Second Life faz, lê o alpha channel da imagem em targa para identificar as áreas que serão transparente.
 

         Vamos Entender na Prática.


1 - Abra uma figura qualquer em seu photoshop e com a ferramenta "varinha magica" (wand) e selecione toda a área que deverá ficar transparente.
  Tenha certeza que toda as áreas que devem ficar transparente estejam selecionadas, e nada mais.

2- Feito isso vamos inverter a seleção de modo que a parte fosca fique selecionada. Você poderá usar o atalho ctrol+shift ou no menu slelecionar = inverso.

3 - Na paleta camadas clique em channels (canal) e no botão "salve seleção como canal" . Isso criará um novo canal chamado de "Alpha 1"
  Tudo que está preto ficará 100% transparente. Tudo que está em branco ficará 100% opaco.

4- Salve a imagem em "Targa"  32bits.

    Na próxima postagem faremos uma camiseta transparente...


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