Previsão do Tempo para São Paulo

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

*Usando o Photoshop para Criar Roupas em TGA

              Se você é novo para a confecção de vestuário para o SL, você deve começar pelo tutorial usando o photoshop e salvando em PNG. Pois é bem mais  fácil de fazer, porque você não precisa construir em separado o Alpha Channel. !
     Eu fiz uma versão anterior do passo-a-passo  para fazer roupas e salvando em PNG
    Este é um tutorial sobre como criar uma simples camisa no Photoshop utilizando o modelo SL Avatar UV de Robin Wood. Você pode baixar os modelos a partir daqui.. Para este tutorial, você deve baixar o "Photoshop em camadas (. PSD)". Você só precisa do arquivo "Top (2,4 MB)" . Estes são os arquivos dos mesmos modelo que eu uso para fazer roupas no Second Life.

   Este tutorial irá mostrar como usar o  modelo para fazer uma camisa, e como exportar a camisa com informações Alpha Channel para fazer o upload para o Second Life.
   Este tutorial não pretende ensinar como usar o Photoshop  em profundidade. Há  muitos livros sobre Photoshop. Eu pretendo mostrar passo-a-passo de como usar o Photoshop para fazer uma camisa para Second Life.

           Então vamos começar!


    Abra o Photoshop e na barra de menu superior, selecione "File", depois "Open ...". Ache o arquivo "Avatar SL Top Layers.psd"  em seu computador. Clique no botão "Abrir" para abrir o arquivo molde no Photoshop.


    Isto irá abrir o arquivo do molde em uma janela.

    Primeiro, vamos guardar uma cópia do arquivo do molde para que acidentalmente não o danificamos Selecione "File" na parte superior da janela, e "Salvar como ...".
   Digite um nome para o novo arquivo (algo como "Little Black Top") e clique no botão "Salvar".
  OK, agora podemos jogar com o arquivo sem se preocupar em estragar o original. :)
   Por padrão, o arquivo do molde é 1024x1024 pixels. Isso é ótimo para trabalhos com detalhes onde precisa de melhor resolução para alinhar as bordas (como quando você está fazendo peles e texturas que precisam ser alinhados). No entanto, estamos apenas fazendo um top simples para fins de demonstração.
     Além disso, estaremos produzindo um arquivo de formato Targa (com informações de transparência).
     Este arquivo será enorme em 1024x1024 pixels
     Então, vamos reduzir o tamanho do arquivo para 512x512 pixels.

     Clique em "Imagem" na barra de menu superior. Selecione "Image Size ...".

   Isto irá abrir a janela Image Size. Digite "512" em ambas as caixas de texto Largura e Altura (Height pode mudar automaticamente quando você entra com a largura). Então clique no botão "OK".

   Isso reduz a resolução do modelo de 1024x1024 para 512x512 pixels.

Agora podemos começar a desenhar.


 Eu não vejo nada:  Vamos colocar um fundo branco para que possamos, pelo menos, ver o modelo.

   Vá na paleta da Layers, Channels, Paths ... Clique no botão "Criar nova camada".

  (Se você não tem o "Layers, Channels, Paths ...", clique em "Windows" na barra de menu superior e verifique se há uma marca de seleção ao lado de "Layers").
Com o botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.


Digite "Backdrop", como o nome da camada. Clique no botão "OK".



Na paleta das camadas..., clique e segure sobre a camada de "Backdrops". Arraste a camada para o fundo da pilha de camadas (abaixo "subdivididas UVs).

Clique no quadrado branco na Amostra de cores para selecionar Branco como a cor principal.


Clique em "Paint Bucket"  na barra de ferramentas.


Certifique-se que a camada de "backdrop" está selecionada (destacada em azul na paleta da Layers, Channels,  Paths). Usando a ferramenta Paint Bucket, clique em qualquer lugar na janela do molde  para preencher a camada com o  fundo branco.

OK. Agora estamos prontos para trabalhar:) Você pode querer guardar uma cópia deste arquivo como ponto de partida para os seus projetos futuros ...


A coisa maravilhosa sobre estes programas gráficos é a capacidade de criar camadas diferentes para coisas diferentes. Não seja tímido sobre a criação de novas camadas! Elas estão lá para facilitar as coisas.
           Como você pode ver, o modelo já vem com um número de camadas. Nós acabamos de adicionar uma camada de fundo para tornar mais fácil de se ver o modelo.

          Nós vamos criar uma outra camada para desenhar na nossa camisa.
         Na paleta, canais, caminhos ..., clique na camada "backdrop" para selecioná-lo. Clique no botão "Criar nova camada " botão na parte inferior.
         Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.
         Digite "camisa", como o nome da camada. Clique no botão "OK".

Sua paleta de Layers, Channels, Demarcadores deverá estar parecido com a foto ao lado depois de ter feito.

  Clique sobre a camada de camisa para selecioná-lo.
  Certifique-se que a camada de camisa está abaixo da camada de  subdividida UVs, mas acima da camada Backdrop. Se não, clique e segure sobre a camada de camisa, e arraste a para  o lugar.
A partir da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Lasso. (Se você não vê a ferramenta Laço na paleta, clique com o botão direito sobre o segundo quadrado de cima para baixo e selecione a ferramenta Lasso.)


Desenhe uma linha em toda a volta da frente da camisa (a figura à esquerda). Tenha certeza que você não incluiu  as partes do braço na parte inferior.

  Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.
  Na Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Paint Bucket.


Com a ferramenta Paint Bucket selecionada, clique na área que você selecionou em todo o lado frontal da camisa. Isto irá preencher a área selecionada com a cor preta.
    Agora repita o mesmo processo no lado de trás da camisa: selecione a ferramenta Lasso, desenhe uma linha ao redor da parte de trás, selecione a ferramenta Paint Bucket, e preencha a área com a cor preta.

  
Em seguida, vamos cortar uma abertura nas laterais dianteira e traseira para o pescoço. Vamos fazer isso usando a ferramenta Caneta Caminho /.


     De Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen (se você não vê a ferramenta Caneta, clique com o botão direito sobre o quadrado ([9 quadrados de cima para baixo] e selecione a Pen).


   Haverá uma nova barra de menu que apareceu no topo. No lado esquerdo, existem três opções (camadas de forma, os caminhos, e os pixels de preenchimento). Certifique-se que o botão do meio (Caminhos) está selecionado.


Usando a ferramenta Caneta / Caminho, desenhe um caminho ao redor da parte da frente da camisa (a figura à esquerda).

  Basta clicar em cada uma desses 5 pontos. Tente conseguir os 3 pontos da linha verde. Lembre-se de clicar no primeiro ponto novamente para fechar o caminho.

Lembre-se, você sempre pode desfazer sua última ação, pressionando Ctrl-Z no Photoshop.


  Na barra de Ferramentas principal, botão direito do mouse sobre o quadrado com a ferramenta Pen, e selecione "Convert Point Tool" na parte inferior.


Clique e segure sobre o ponto de ancoragem no meio do pescoço. Arraste uma linha para a direita. Mova seu mouse até que você tenha uma forma arredondada.

Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.

    Selecione a opção "New Selection"  e clique em "OK". Isso transforma o caminho que nós fizemos em uma seleção.

   Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "Limpar".Isto irá abrir um buraco na camisa para o pescoço:)
  Agora, fazer a mesma coisa para o lado de trás da camisa:

 
   Ir para a Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen (você precisa mudar a ferramenta Converter ponto de voltar para a ferramenta Caneta). Clique sobre a 5 pontos ao redor do pescoço. Clique no primeiro ponto para fechar o caminho.
  Ir para a Barra de Ferramentas principal, selecione a Convert Point Tool (mudança de ferramenta Caneta para ferramenta Converter ponto). Puxe a meio ponto de ancoragem para a direita.

Botão direito do mouse na janela do modelo (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.
Selecione a opção "Nova Seleção", e clique em "OK".
     Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "Limpar".
    
      Está aqui a nosso camisa concluída.


    Você pode criar e desenhar camadas adicionais em projetos adicionais. Você pode fazer isso agora ou voltar mais tarde depois que você terminar este tutorial. Eu recomendaria que você percorrer este tutorial primeiro.
    É agora tempo para preparar o canal Alpha. O Canal Alpha fornece informações de transparência para o arquivo. Neste caso, queremos que tudo em preto seja opaco, e tudo mais  ser transparente. O branco não quer dizer transparente! O branco é uma cor, como preto ou qualquer outra cor. Usei o branco apenas para usar como cor de fundo do trabalho. O canal alfa é uma camada completamente separada.


   Vá para a paleta "Layers, Channels, Paths ...". Clique no "olho" ao lado de todas as camadas para escondê-las, deixando apenas a camada de camisa visível (use as barras de rolagem e certifique-se de verificar todas as camadas). Quando estiver pronto, a camada da camisa deve ser a única com um "olho" ao lado dela.

Na paleta "Layers, Channels, Paths ..." , com o botão direito do mouse sobre a pequena imagem da camada de camisa. Selecione "Selecionar camada de transparência" no menu da janela que se abriu.


Agora clique em "Channels" na guia Layers, Channels,  Paths.

[Se você não vir a guia de canais, pode obtê-lo em uma das duas maneiras: A mais fácil é selecionar "Janela" da barra de menu superior, clique em "Área de trabalho / Default Workspace". Isto irá colocar Layer / Canais / Caminhos / História / Ações em uma paleta.

Se você quiser manter o seu espaço de trabalho existente, clique em "Windows" na barra de menu superior e "Canais" irá criar uma aba Canais flutuante. Você pode trabalhar na aba Canais desencaixado. Mas é um  desafio para encaixá-la em algum lugar  numa ordem do direito (ou pelo menos eu não sei de uma maneira fácil de fazê-lo).]

    Clique no botão "Salvar seleção como canal" botão na parte inferior das Camadas, Canais, paleta Paths (parece um quadrado cinza com um círculo branco no meio). Isso irá criar um novo canal chamado "Alpha 1". Esta é a nossa Alpha Channel, com o contorno da camisa na cor branca.


Aqui está um passo um pouco opcional: Photoshop pega um pouco da cor de fundo em torno das bordas de uma imagem transparente. Se não houver nenhuma cor de fundo, o Photoshop vai usar branco. No nosso caso, vamos acabar com um pouco de branco em volta da gola da nossa camisa.

   Podemos resolver este problema, colocando uma camada de base em preto, abaixo da nossa camada de camisa.
  Volte para a aba Layers no Layers, Channels,  Paths. Selecione a camada Backdrop. Clique no botão "Criar nova camada " botão na parte inferior das Camadas, Canais,  Paths. Isso criará uma nova "Layer 1" entre a camada de camisa e a camada de pano de fundo.
Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.
   Selecione a ferramenta Balde de tinta na paleta de ferramentas principal. Agora clique em qualquer lugar na janela Modelo (janela de desenho) para preencher a nova "Layer 1", com preto.
   Isso peencherá tudo em preto. Não se preocupe, sua camisa ainda está lá em algum lugar ... (Se você não acredita em mim, clique no "olho" ao lado de "Layer 1". Só não se esqueça de clicar novamente no olho da "Layer 1"  quando tiver se certificado).
   Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salvar" para salvar todas as nossas mudanças.
    Finalmente, permite exportar o arquivo no formato Targa ...
  Clique novamente no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salve as ..." para salvar todas as nossas mudanças.


Na janela Salvar como, selecione "Targa (*. TGA, VDA *., *. ICB, *. VST)" e clique no botão "Salvar".


Você pode querer mudar o nome do arquivo coloque a palavra "cópia" no final do nome.

A janela Targa Options aparecerá. Certifique-se que "32 bits / pixel" está selecionado, e "Compress (RLE)" NÃO está marcada. Clique no botão "OK".

É isso! O arquivo Targa está agora pronto para ser carregado para o Second Life.


Vamos experimentar essa camisa no programa de visualização.

      Veja como no final do tutorial criando roupa - parte2
      As etapas para fazer upload de um arquivo de textura para o Second Life e transformá-lo em uma camisa está explicado na pastagem do pré-visualizadores.

     Eu só mostrei as etapas muito básicas na criação de um item de vestuário no Photoshop e enviá-lo para o Second Life.

   Agora, fique à vontade para voltar e mudar o formato da camisa. Adicione algumas camadas e criar alguns projetos. Ou jogar com alguns dos outros modelos de roupas (Avatar SL fundo, saia, etc.)

    Divirta-se com a sua carreira de de design


Nenhum comentário:

Postar um comentário