Previsão do Tempo para São Paulo

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

* Usando o Photoshop para criar Roupas em PNG

    O Second Life começou a apoiar o arquivo PNG no ano de 2007. Os arquivos PNG ter menos espaço para armazenar. Os arquivos PNG também não requerer um Alpha Channel, então eles são muito mais fáceis para se trabalhar!

    Pelo que eu entendo, não há nenhuma diferença de qualidade entre arquivos PNG e TGA.
    Os passos são um pouco diferentes entre a criação de arquivos TGA e PNG no Photoshop.
    Desde que eu só vou utilizar os recursos básicos do Photoshop, a maioria das versões devem ser semelhante.
  
           Trabalhando com PNG no Photoshop


 
Um arquivo PNG recebe a informação de transparência ajustando a  "opacidade" na paleta "Layers" do Photoshop. Então, quando você cria uma nova textura (File / New ...), não se esqueça de selecionar a opção "Transparente" para "Background Contents". Por isso não se faz necessário construir uma camada Alpha.

Este é um tutorial sobre como criar uma simples camisa no Photoshop (em PNG), utilizando o modelo SL Avatar de Robin Wood
          Você pode baixar os modelos a partir daqui. Para este tutorial, você deve baixar o "Photoshop em camadas (. PSD)". Você só precisa do arquivo "Top (2,4 MB)". Estes são os arquivos do mesmo molde que eu uso para fazer roupas no Second Life.

        Este tutorial irá ensinar a forma de usar molde para fazer uma camisa, e como salvar esta camisa num arquivo PNG para fazer o upload para o Second Life.
       Este tutorial não pretende ensinar como usar o Photoshop. Eu pretendo mostrar passo-a-passo sobre como usar o Photoshop para fazer uma camisa para o Second Life.
      
              Vamos então começar




    Na barra do menu superior, selecione "File", depois "Open ...". Procure o arquivo "Avatar SL Top Layers.psd"  em seu computador. Clique no botão "Open" para abrir o arquivo do molde no Photoshop.

   Isto irá abrir o arquivo do molde na janela do photoshop.

     Primeiro, vamos guardar uma cópia do arquivo do malde  para que acidentalmente não danifique-     Selecione "File" na parte superior da janela, e "Salve as ...".
           Digite um nome para o novo arquivo (algo como "Little Black Top") e clique no botão "Salvar".
OK, agora podemos jogar com o arquivo sem se preocupar em estragar o original. :)
         
          Por padrão, o arquivo do molde  é de 1024x1024 pixels. Isso é ótimo para trabalhos de detalhes onde você quer a melhor resolução para alinhar as bordas (como quando você está fazendo peles e texturas que precisam ser alinhados). No entanto, estamos apenas fazendo um top simples para fins de demonstração.
         Além disso, estaremos produzindo um arquivo de formato Targa (com informações de transparência). Este arquivo será enorme em 1024x1024 pixels. Então, vamos reduzir o tamanho do arquivo para 512x512 pixels.

          Clique em "Image" na barra de menu superior. Selecione " Image Size..."


   Isto irá abrir a janela Image Size. Digite "512" em ambas as caixas de texto Largura e Altura (Height pode mudar automaticamente quando você entrar com a largura). Então clique no botão "OK".

    Isso reduz a resolução do modelo de 1024x1024 para 512x512 pixels.

     Agora podemos começar a desenhar.


      Eu não posso ver nada:
      Vamos colocar um fundo branco para que possamos, pelo menos, ver o modelo.

Ir para a paleta da Layers, Channels, Paths ... Clique no botão "Criar nova camada". no canto inferior da paleta.


(Se a paleta  "Layers, Channels, Paths ..."está oculta, clique em "Window" na barra de menu superior e verifique se há uma marca de seleção ao lado de "Layers").

Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.

Digite "Backdrop", como o nome da camada. Clique no botão "OK".


    Na paleta das camadas, clique e segure sobre a camada de "Backdrop". Arraste a camada para o fundo da pilha de camadas (abaixo "subdivididas UVs).



Clique no quadrado branco na Amostra de cores para selecionar Branco como a cor principal.



Clique no botão "Paint Bucket" na barra de ferramentas.


Certifique-se que a camada de "backdrop" está selecionada (destacada em azul na paleta das Layers, Channels, paleta Paths). Usando a ferramenta Paint Bucket, clique em qualquer lugar na janela Modelo Molde para preencher a camada com o fundo branco.

     OK, está melhor. Agora estamos prontos para trabalhar. Você pode guardar uma cópia deste arquivo como ponto de partida para os seus projectos futuros ...

     A coisa maravilhosa sobre estes programas gráficos é a capacidade de criar camadas diferentes para coisas diferentes. Não seja tímido sobre a criação de novas camadas! Elas estão lá para facilitar as coisas. Como você pode ver, o molde já vem com um número de camadas.
    Nós acabamos de adicionar uma camada de fundo para ver mais  fácil  o molde.


       Criando a Camisa

Nós vamos criar uma outra camada para desenhar na nossa camisa.
    Na paleta das camada, clique na camada "Backdrop" para selecioná-lo. Clique no botão "Criar nova camada" botão na parte inferior.
   Botão direito do mouse em "Layer 1" e selecione "Propriedades da Camada ...". Isso abrirá a janela Layer Properties.
  Digite "shirt", como o nome da camada. Clique no botão "OK.

Sua paleta de camadas deve ficar parecida com a foto ao lado.
Clique sobre a camada da camisa para selecioná-la.
Certifique-se que a camada da camisa está abaixo da camada   subdividida UVs, mas acima da camada backdrop. Se não, clique e segure sobre a camada de camisa, e arraste a no lugar.









     Na paleta da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Lasso.
(Se você não vê a ferramenta Laço na paleta, clique com o botão direito sobre o segundo quadrado de cima para baixo e selecione a ferramenta Lasso.)


     Desenhe uma linha em toda a volta da frente da camisa (a figura à esquerda). Tenha certeza que você não incluiu as outras  partes do braço na parte inferior.


  Clique no quadrado preto na Amostra de cores para selecionar preto como cor principal.

   Na paleta da  Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Paint Bucket.


   Com a ferramenta Paint Bucket selecionada, clique na área que você selecionou em todo o lado da frente da camisa. Isto irá preencher a área selecionada com a cor preta.

   Agora repita o mesmo processo  no lado de trás da camisa: selecione a ferramenta Lasso, desenhe uma linha ao redor da parte de trás, selecione a ferramenta Paint Bucket, e preencha a área com a cor preta.

  
   Em seguida, vamos cortar uma abertura nas laterais dianteira e traseira para o pescoço. Vamos fazer isso usando a ferramenta Caneta Caminho /.


     Na paleta das Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen
(se a ferramenta Caneta estiver oculta, clique com o botão direito sobre o quadrado [9 quadrados de cima para baixo] e selecione a Pen).


Haverá uma nova barra de menu que aparece no topo. No lado esquerdo, existem três opções (shape, layere os pathes, e os pixels de preenchimento). Certifique se que o botão do meio (pathes) está selecionado.


     Usando a ferramenta Caneta / Caminho, desenhe um caminho ao redor da parte da frente da camisa (a figura à esquerda).


    Basta clicar em cada uma dessas 5 pontos. Tente conseguir os 3 pontos da linha verde. Lembre-se de clicar no primeiro ponto novamente para fechar o caminho.
Lembre-se, você sempre pode desfazer sua última ação, pressionando Ctrl-Z no Photoshop.


     Na paleta das Ferramentas principal, clique no botão direito do mouse sobre o quadrado com a ferramenta Pen, e selecione "Convert Point Tool" na parte inferior.
    Clique e segure sobre o ponto de ancoragem no meio do pescoço. Arraste uma linha para a direita .  Mova seu mouse até que você tenha uma forma arredondada no pescoço.

    Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.

   Selecione a opção "new selection" no botão de operation, e clique em "OK".
   Isso transforma o caminho que nós fizemos em uma seleção.

   Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "clear".

   Isto irá abrir um buraco na camisa para no pescoço:)


Agora, faça a mesma coisa para o lado de trás da camisa:

Vá na paleta da Barra de Ferramentas principal, selecione a ferramenta Pen. Clique sobre a 5 pontos ao redor do pescoço. Clique no primeiro ponto para fechar o caminho.
    Vá na paleta Barra de Ferramentas principal, selecione a Convert Point Tool (mudança de ferramenta Caneta para ferramenta Converter ponto). Puxe a meio ponto de ancoragem para a direita.
    Botão direito do mouse na janela do molde (na janela de desenho). Selecione "Make Selection ..." a partir do menu pop-up. Isso abrirá a janela Make Selection.
    Selecione a opção "Nova Seleção", e clique em "OK".
    Clique no menu "Editar" no topo da janela. Selecione "clear".


Está aqui a nossa camisa concluída.

Você pode criar e desenhar camadas adicionais em projetos adicionais. Você pode fazer isso agora ou voltar mais tarde depois que você terminar este tutorial. Eu recomendaria que você percorra este tutorial  primeiro.


Criando o arquivo PNG




Uma última coisa antes de criar o arquivo PNG: é preciso tornar as áreas  transparentes ...:) Neste caso, queremos que tudo que esteja preto se torne opaco, e tudo mais será transparente. O branco não quer dizer transparente! O branco é uma cor, como preto ou qualquer outra cor. Nós só usamos o branco para o fundo do trabalho.

     Vá na paleta da  "Layers, Channels, Paths ...".
Clique no "olho" ao lado de todas as camadas para escondê-las, deixando apenas a camada da camisa visível (use as barras de rolagem e certifique-se de verificar todas as camadas). Quando estiver pronto, a camada da camisa deve ser o único com um "olho" ao lado dela.


   Estamos prontos para criar o arquivo PNG! (Não é isso mais fácil do que mexer com canais Alfa?)

  Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salvar" para salvar todas as nossas mudanças.

Finalmente, permite exportar o arquivo no formato PNG ...
     Clique no menu "File" no topo da janela. Selecione "Salve as ..." para salvar todas as nossas mudanças.


   Na janela que se abriu, selecione o arquivo a ser salvo que e o PNG

   Surgirá a palavra "cópia" no final do nome.


  A Janela PNG Opções aparecerá. Selecione e clique no botão "OK".  
É isso! O arquivo PNG agora está pronto para ser enviado ao Second Life.

Vamos experimentar essa camisa no programa de visualização.

Veja como no final do tutorial criando roupa - parte2
   As etapas para fazer upload de um arquivo de textura para o Second Life e transformá-lo em uma camisa está explicado na pastagem do pré-visualizadores.
        
        Eu só  mostrei as etapas muito básicas na criação de um item de vestuário no Photoshop e enviá-lo para o Second Life.
         Agora, fique à vontade para voltar e mudar o formato da camisa. Adicione algumas camadas e criar alguns projetos. Ou jogar com alguns dos outros modelos de roupas (Avatar SL fundo, saia, etc.)
            Divirta-se com a sua carreira de designer SL:)


7 comentários:

  1. oi eu tenho o programa photoshop cs2 e queria saber se tem jeito de fazer isso nesse programa também obrigada bjs

    ResponderExcluir
  2. Jasmine, perdoa a demora da resposta. Qualquer photoshop depois do 7 deve servir. Portanto com certeza o cs2 que voce usa serve sim...

    ResponderExcluir
  3. eu não tenho programa de photoshop o q eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Ola Anonimo.
    Não tem importancia vc nao ter o programa de photoshop, use o programa gimp. Veja como consultando o blog do mes de novembro "criando roupa usando o gimp"

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia,
    gostaria de saber se tem como explicar como se faz para criar roupas no IMvu, no mais te agradeço se tiverum tutorial assim, de dobras e detalhes a mais, agradeço pro sua atenção.

    ResponderExcluir
  6. Ola, bom dia, ou seja boa noite.
    Infelizmente não sei fazer roupas no Imvu, para te confessar nem sei o que é isso.
    Quanto a um teturial com mais detalhes e mais sofesticado vou fazer em breve...

    4 de julho de 2011 20:36

    ResponderExcluir